Águas de São Pedro, SP: atrações para as férias escolares

14 de julho de 2017

A estância hidromineral de Águas de São Pedro, no interior de São Paulo, está localizada a 184 km da capital e tem atrações bastante diversificadas para passeios em família, seja nas férias escolares ou aos finais de semana.

A maioria das atrações se concentram em seu charmoso centrinho, em uma avenida arborizada, cortada por um canal. O ritmo desacelerado de cidadezinha do interior permite aos turistas percorrer com calma suas praças, jardins, o famoso fontanário, lojinhas e restaurantes. Na região rural, há opções de ecoturismo, como trilhas e cachoeiras. E aí, vamos conferir o que fazer em Águas de São Pedro?

Águas termais

A cidade se tornou famosa por suas águas termais, que têm vários benefícios medicinais e estéticos. No Fontanário, é possível experimentar três tipos de águas:
- Fonte da Juventude, constituída de água sulfurosa. Tem o odor mais forte que as demais e é indicada ao tratamento de reumatismo, diabetes, alergia, asma, colites, moléstias de pele, intoxicação e inflamação. Recomenda-se ingerir de 50 ml a 80 ml.
- Fonte Gioconda, composta de água sulfatada sódica radioativa. Indicada a tratamentos de fígado, vesícula biliar e intestinos. Recomenda-se ingerir, 1 hora antes das refeições, de 50 ml a 80 ml.
- Fonte Almeida Salles, constituída de água bicarbonatada sódica. É indicada ao tratamento de azia, excesso de acidez gástrica, diabete, cálculos renais. Deve-se ingerir, após as refeições, de 50ml a 80ml. 
As águas são próprias para o consumo e também são usadas em banhos termais no Spa que foi revitalizado há poucos anos. O spa também oferece vários tipos de tratamento como massagens, drenagens, maquiagem... Além do Spa Thermal, alguns hotéis e pousadas também oferecem serviços desse tipo, como o Grande Hotel Senac e o LS Villas Hotel& Spa 

Principais Atrações

Além das águas e do Spa Thermal, no centro turístico, é possível visitar a praça e o Parque Municipal Dr. Octavio Moura Andrade, com várias espécies de árvores e 5 quilômetros de trilhas leves, cavalgadas, passeios com trenzinho e charretes. 
No centro, também há uma pista de mini bugue e, ao lado, um local para a prática de arborismo. As crianças costumam adorar estas atividades! 
Outra atração que agrada é o Mini-Horto, com árvores e lagos com criação de carpas, o local abriga a Casa de Santiago, em homenagem à cidade espanhola de Santiago de Compostela, e acolhe caminhantes que fazem o Caminho do Sol. Outros lugares que merecem uma visita são o Relógio do Sol  e a Torre Ângelo Balloni que lembra a época em que se procurava petróleo na cidade. Ainda podemos mencionar a Fonte Almeida Salles e a Fonte Gioconda que fica no caminho para a cidade de Charqueada. 

E se você gosta de passear por lugares que têm este típico clima de interior, sugiro também conhecer o Circuito das Águas Paulista

Além de todas as atrações, a cidade sempre conta com programações especiais nas férias ou finais de semana. Confira a agenda aqui!

Onde comer

A cidade tem uma escola de Gastronomia e vários os restaurantes servem desde a culinária caseira até pratos gourmet. Alguns restaurantes bem conhecidos são o Lá do Divino e o restaurante Villa Tardivelli – cujos pratos são assinados por chefs. Quem se interessar por sobremesas, uma das opções é a famosa Zuleika Doces. Já o cafezinho pode ser no Truf’s Café ou no Sambuca Café e Bar.

Compras

As inúmeras lojas na Avenida, ou em pequenas galerias, podem ser conhecidas em uma caminhada. Há uma variedade de produtos como roupas, bolsas, biojoias, artesanato, toalhas, itens para casa, ecológicos, esotéricos, cachaças produzidas na região, entre tantos outros itens estão no comércio de Águas de São Pedro. 

Onde ficar

Como moramos próximo à cidade, sempre fazemos um bate-volta. Mas dá vontade de ficar mais tempo por lá, relaxar e aproveitar a hotelaria de qualidade que Águas de São Pedro oferece, com diversas opções, desde pousadas simples até hotéis de charme, com serviços de spa. Além disso, há quatro colônias de férias. São dez pousadas e flats disponíveis, e sete hotéis. Entre os mais conhecidos estão o Grande Hotel São Pedro, o LS VillasHotel & Spa, o Avenida Charme, Portal das Águas e Hotel Santo Antônio.

Localização        

Águas de São Pedro fica a cerca de duas horas de São Paulo - 180 km, pela rodovia Bandeirantes e SP-304. É bem próxima à Piracicaba  e está localizada na região da Serra do Itaqueri, famosa por suas cachoeiras e turismo de aventura. Também está próxima de polos urbanos, como Piracicaba.

Então, que tal passear por Águas de São Pedro? Ficou com alguma dúvida? Já foi e quer dar alguma dica? Deixe um comentário!


Já está nos seguindoFique por dentro de todas as postagens, acompanhando nossas redes sociais: FACEBOOKINSTAGRAMPINTEREST, GOOGLE + e TWITTERAssine também nosso FEED! Assim, você não perde nenhuma novidade!

* fotos deste post: Divulgação

2 comentários

Queremos saber sua opinião! Deixe um comentário!!!