10 Castelos para conhecer na Europa

31 de maio de 2017
Para quem quer se sentir em um conto de fadas, ou mesmo em um suspense, com direito a prisões e masmorras, nada como um passeio por castelos da Europa. Do Vale do Loire, na França, até as highlands escocesas, nos acompanhe em um passeio por 10 castelos incríveis na Europa.

Este post é parte de uma blogagem coletiva e, no finalzinho, você vai encontrar uma lista com os blogs participantes. Te aconselho a seguir viagem pelos outros blogs e também procurar por #castelospelomundo nas redes sociais! Mas primeiro, vamos conferir nossa listinha?


1) Chenonceau, Vale do Loire, França

Quando o rei Henrique II deu o castelo de Chenonceau de presente à sua amante, Diane de Poitiers, ela tratou de embelezá-lo à exaustão. Mandou construir uma ponte arcada sobre o rio e caprichou demais nos jardins! Com a morte do rei, sua viúva, Catarina de Médicis, recuperou o castelo e teve como missão tentar superar o bom gosto de Diane, construindo novos jardins e dando seu toque pessoal ao castelo. 
Imagem: Wikimedia
O fato é que cada qual tentou deixar um legado de maior beleza a Chenonceau, o que fez com que ele se tornasse ainda mais lindo!  Mas, apesar dos belos jardins, nem tudo são flores. Uma curiosidade é que parte do castelo (exatamente a ponte construída por Diane) foi transformada em hospital para soldados feridos durante a primeira grande guerra.


Você sabia que o Seguro Viagem é obrigatório na Europa? 
Faça seu seguro na Seguros Promo - use o código TRILHASECANTOS5 e ganhe 5% de desconto na sua compra!

2) Chambord, Vale do Loire, França


É até difícil escolher os castelos mais bonitos do Loire. Eu tenho minha preferência (é o Chenonceau, mas fica entre nós...kk). Mas o Chambord é o mais superlativo de todos! Contando com mais de 400 quartos, Chambord foi todo idealizado pensando no lazer. Aliás, o propósito do castelo era servir como "cabana de caça" ao Rei Francisco I. 
Imagem: Wikimedia
O castelo impressiona pelo bom gosto e pelos espaços suntuosos, sendo uma das principais atrações turísticas da França. Uma curiosidade é que pouco antes da segunda guerra, todo o acervo do Louvre foi guardado no castelo.
Para saber mais, veja o post do Vale do Loire


3) Neuschwanstein, Schwangau, Alemanha


Considerado louco por uns e visionário por outros, o rei Ludwig III da Bavária, construiu não 1, mas 2 castelos fenomenais, no sul da famosa Rota Romântica da Alemanha. O mais famoso e imponente, Neuschwanstein, impressiona mesmo que passa na estrada, e o avista de longe. E encantou até Walt Disney, que se inspirou nele para construir o castelo da Cinderela, símbolo mais famoso dos parques temáticos.

O Castelo custou caríssimo e foi muito pouco usado pelo rei Ludwig, mas hoje, é uma das atrações mais visitadas da Alemanha, recebendo cerca de 1,5 milhão de visitantes por ano.Para visitar os interiores é preciso agendar horário, o que pode ser feito antecipadamente pelo site do castelo. Para ver apenas a parte externa é preciso pegar um ônibus que sai da base (o castelo fica no topo de uma montanha), sendo possível passear pela MarienBrucke, de onde se tem a melhor vista do castelo. No caminho, também há uma bela vista do castelo de Hohenschwangau.A maioria dos viajantes se hospeda em Füssen para visitar o Neuschwanstein, mas há opções de hotéis em Schwangau, com vista para o castelo.
Para saber mais, veja também este post sobre a Estrada Romântica


4) Burg Eltz, Vale do Mozel, Alemanha


Este Castelo está na família Eltz ha 8 séculos!! Sua primeira versão foi construída no século XII. A construção de hoje é resultado de várias etapas e projetos de ampliação e reformas, sendo que no século XIX, o castelo passou por um grande e caro processo de restauro. Em um cenário de contos de fadas, sua localização foi também o que o salvou de guerras, ataques e saqueadores, que não pouparam outros castelos próximos ao Vale do Rio Mozel. 

A maioria dos castelos da região fica a margem do rio, tornando mais vulneráveis, mas como Elk fica "escondido" em meio a uma floresta, resistiu melhor que outras construções. Mesmo no verão, a visitação acaba cedo: às 17h30, então planeje seu passeio de forma a chegar por lá antes do castelo fechar suas portas!Veja também o post sobre o Vale do Rio Mosel 


5) Marksburg, Braubach, Alemanha


No vale do Rio Reno, o castelo de Marksburg é outro exemplo de construção que sobreviveu intacta por séculos. 

Os ambientes são preservados e decorados para que o visitante se sinta na Idade Média, desde a ferraria, até os jardins de ervas. Na cozinha, ainda se realizam banquetes ao estilo medieval.
As visitas são exclusivamente guiadas e há alguns horários em Inglês, mas a maioria é guiada em alemão mesmo! Adultos pagam 6 euros.
Para saber mais, veja o post sobre o Vale do Reno


6) Castelo de Edimburgo, Escócia


Dominando a paisagem da capital escocesa, o Castelo testemunhou muitos séculos de História e demarca o início ou o fim da que seria a rua mais famosa da Escócia - a Royal Mile. A rua tem esse nome porque tem extensão de uma milha e fica exatamente entre 2 castelos: o de Edimburgo e o Hollyrood Palace.O castelo tem um aspecto de fortaleza, no alto do Castle Rock. 

Embora se acredite que o rochedo (Castle Rock) tenha sido ocupado desde a idade do bronze, provavelmente a primeira versão de construção do castelo que se tem registro é do século VI. É uma das principais atrações da Escócia e recebe cerca de 1 milhão de turistas por ano.Agora, anote bem que vou dar uma dica preciosa: para tomar um cafézinho contemplando o castelo, vá até a Livraria Waterstones, na Princess Street e suba ao café no segundo piso! Sucesso!!Veja também o post sobre Edimburgo em 2 dias!


7) Eielan Donan, Terras Altas, Escócia


Nai é exagero se dizer que o Eilan Donan é um castelo cinematográfico. Vários filmes tiveram este Castelo nas terras altas da Escócia como cenário, incluindo o clássico Highlander, ou a comédia romântica "O Melhor Amigo da Noiva". Aliás, nesse filme, conseguiram arrumar um dia ensolarado nas terras altas! Milagre! O Castelo é uma propriedade particular, mas é aberto para visitação, sendo que algumas alas ainda são ocupadas pela família. 
Preços: adultos 7 libras; famílias com até 3 crianças - 17 libras
Veja também o post sobre as Highlands Escocesas


8) Harlech, País de Gales

Harlech não passa de um conjunto de ruínas, mas é exatamente isso que o torna atraente: dá para imaginar como ele era, há muitos séculos atrás! Construído em uma posição privilegiada, à beira do mar, das torres era possível avistar visitas indesejadas! 

Harlech faz parte de um conjunto de 4 fortificações, construídas pelo inglês Rei Eduardo I, muito antes do País de Gales se tornar independente da coroa inglesa.


9) Conwy, País de Gales


Também parte do conjunto de fortificações de Eduardo I, Conwy está em um estado melhor de conservação. A construção está quase toda descoberta, mas ainda é possível ver os aposentos onde Eduardo I passou apenas um natal (isso porque foi obrigado!), e o local onde ficava sua lareira.

A cozinha e dispensa também ainda são bem conservadas. Mas o mais impressionante é subir em uma das torres e se deliciar com a vista!

Para saber mais, veja o post sobre Os Castelos e Fortificações de Eduardo I 


10) Castelo de Praga, HradCany, República Tcheca

Fundado no século XI, o castelo se destaca na paisagem da capital tcheca. Por séculos, foi a moradia dos reis da boêmia, que foram todos coroados na catedral de São Vito, vizinha ao castelo. Ainda hoje é a residência presidencial. 
Jardins do Castelo

A região do castelo, que era amuralhada, tem várias construções, como outras igrejas e até uma pequena viela, onde morou Franz Kafka. Ao final dessa pequena rua, podemos visitar as masmorras, onde se prendiam e torturavam traidores. O castelo testemunhou também episódios tenebrosos, como o defenestramento: pessoas foram mortas, sendo atiradas pelas janelas! Eu,hein?
Saiba quase tudo lendo o post com Roteiro de 3 dias em Praga

Mais uma dica: recentemente conhecemos o Castelo de Predjama, na Eslovênia e acho que ele mereceria entrar nessa lista também!

Gostou do Post? Salve no Pinterest


Então esta é a lista de alguns castelos que já tivemos o privilégio de visitar no velho continente! E você, já conhece algum deles? Curtiu também? Tem outros pra nos indicar? Deixe um comentário!!
E não se vá ainda, que tem uma lista de outros castelos para você conhecer:


Blogs Participantes

- Atravessar Fronteiras - Visitando o Castelo de Malahide, na Irlanda - Mariana Viaja - Castelo de São Jorge em Lisboa: 10 séculos de história - Uma Viagem Diferente - Castel Sant’Angelo em Roma - Vem pro Parque - O Castelo mais colorido do Brasil: o Castelo das Nações, no Beto Carrero World - Viajar correndo - Burg Eltz, um castelo medieval na Alemanha - Contando Destinos - 5 Castelos de Contos de Fadas para conhecer na Alemanha - Asas Pra Que Te Quero - Escócia: conheça o mal-assombrado Castelo de Edimburgo - Destinos por onde andei... - 8 Castelos pelo Mundo que Valem a Pena Conhecer! - Cantinho de Ná - Castelo de Neuschwanstein - veja porque inspirou Walt Disney - Tá indo pra onde - Tudo sobre o Castelo Sforzesco em Milão! - TripBaby - Castelos de Portugal - Ligado em Viagem - Castelo de Ettlingen no Estado de Baden-Württemberg na Alemanha - Caixa de Viagens - Castello di Pavone - um castelo para se hospedar na Itália - Trilhas e Cantos - 10 Castelos para Conhecer na Europa - Viagens de Mãe - A Suíça e seus castelos - Turista FullTime - 21 castelos europeus que vão fazer você amar as aulas de História! - Do RS para o Mundo - Cinco castelos franceses e um brasileiro - Vou pra Roma - Visite o Castelo Sant’Angelo em Roma grátis

Já está nos seguindoFique por dentro de todas as postagens, acompanhando nossas redes sociais: FACEBOOKINSTAGRAMGOOGLE + e TWITTERAssine também nosso FEED! Assim, você não perde nenhuma novidade!

14 comentários

  1. Tenho loucura para conhecer o Vale do Loire! E o Castelo de Neuschwanstein também está na minha lista - que depois desse post ficou maior ainda, deu vontade de ir a todos eles, lindíssimos!

    ResponderExcluir
  2. Escolher só 10 castelos na Europa é tarefa difícil hein? rs Tb tenho loucura pelo Vale do Loire que nem a Mariana! Desses daí por enquato só conheço o de Praga e o Neuschwanstein!

    ResponderExcluir
  3. Arrasou! Cada castelo mais lindo que o outro, sua lista está simplesmente fantástica! Parabéns pelo post!

    ResponderExcluir
  4. Lili, adoro seus posts! Castelo de Neuschwanstein está na minha lista, mas aqueles do País de Gales... devem ser lindos, mesmo! Bj

    ResponderExcluir
  5. Quanto castelo lindo que você colocou. Da sua lista, não conheço nenhum. Quero um dia ter oportunidade de conhecê-los.
    Adorei o post.
    Bjs

    ResponderExcluir
  6. Oi Liliane!!! Só conheço os quatro primeiros que você citou. Isso significa que ainda tenho muitos castelos para visitar nas viagens, he he he... Li hoje sobre o Castelo de Edimburgo e suas lendas e achei muito interessante. Acho que vou fazer uma "forcinha" para visitar a Escócia logo e acrescentar mais um, ou melhor, dois, na minha lista de castelos conhecidos!!!
    Parabéns pelo post!
    Abraços,
    Carolina

    ResponderExcluir
  7. Lili, quantos castelos fantásticos! Os alemães já estão na minha lista pra visitar aqui... E agora tô numa vontade danada de conhecer os da França. A gente aproveita pra tomar um banho de história, né? Aliás, seu post já está recheado de conhecimentos históricos, amei! Beijos e parabéns!

    ResponderExcluir
  8. Maravilha fazer um tour pelos castelos sem sair de casa. Todos lindos demais. Tenho uma lista que só aumenta !!!!!

    ResponderExcluir
  9. Seleção incrível de castelos! Estou louca para programar uma viagem pelos castelos da França e seu post me deixou com ainda mais vontade de conhecê-los! :)

    ResponderExcluir
  10. Adorei seu top 10. Todos muito lindos.
    Já programando um roteiro para conhecer esses castelos.

    ResponderExcluir
  11. Arrasou com estes castelos maravilhosos, Liliane, quantos lugares lindos para conhecer. Adoraria visitar todos, pois realmente parece que valem muito a pena. Grande beijo, brilhou com o post!

    ResponderExcluir
  12. Seleção maravilhosa! Conheci alguns deles, mas fiquei babando pelos castelos franceses! Ah, wish list sem fim... Parabéns pelo post. As fotos estão incríveis!

    ResponderExcluir
  13. Adorei a lista e atiçou minha vontade de conhecer o Vale do Loire.

    ResponderExcluir
  14. Fotos maravilhosas e lista incrível! Amei quando conheci do de Praga, mas os outros todos me parecem maravilhosos... Vontade de fazer um tour castelos!!! Lindo!

    ResponderExcluir

Queremos saber sua opinião! Deixe um comentário!!!