Viagens de Carro e Avião: vantagens e desvantagens

12 de março de 2017
Viajar de carro é mais econômico? Avião é sempre mais rápido? Afinal, qual seu meio de transporte favorito para as viagens em família?

Acompanhei várias famílias que nas últimas férias trocaram as viagens de avião por longas roadtrips. Em janeiro do ano passado, preferimos enfrentar 1800 km de estradas - em sua maioria ruins - para chegar até a Chapada Diamantina, e depois ao litoral da Bahia. Ao todo, rodamos 5000 km entre São Paulo, Minas e Bahia. E compensou? Sim, e muito! Mesmo passando por rodovias cheias de caminhões e buracos e tendo até que fazer uma parada para soldar o capô da caminhonete, que acabou soltando de tanto sacolejar por estradinhas de terra.
Mas foram paisagens incríveis e uma Bahia que eu nunca imaginaria conhecer… 





Este ano, resolvemos repetir a dose, visitando o sul da Bahia. No primeiro dia de viagem, quase sobrou espaço para o arrependimento: em um trecho ruim da estrada, entre BH e Ipatinga, percorremos 200 km em 4 horas!!! Mas o restante do trajeto até que foi tranquilo e fizemos outro caminho na viagem de volta.
Mas, afinal quais as vantagens e desvantagens de fazer uma viagem de carro, em relação ao avião? Ao final do post, você decide qual seu estilo de viagem preferido.

Viagens de Carro

Uma das principais vantagens de viajar de carro é fazer o trajeto a seu tempo. Melhor ainda quando a estrada é cênica e você poderá fazer várias paradas. Sem dúvida, é uma maneira de descobrir lugares que você dificilmente conheceria indo de avião.
Costuma também ser uma viagem mais econômica quando você viaja em um grupo grande. Além disso, é a maneira mais prática para quem viaja com animais de estimaçãoOutra coisa é que você terá um meio de se locomover quando chegar a seu destino. 
Isto sem falar na bagagem: se você está indo para a praia, ou acampar, vai poder levar seus apetrechos todos! Sem contar que não precisa ficar pensando o que pode ou não ir na sua mala, como é o caso do avião!
As principais desvantagens são em questão de tempo e infra estrutura. Viajar pelas estradas do Brasil, por exemplo, às vezes se torna uma aventura! E pode ser até perigoso para motoristas inexperientes ou impacientes. Uma maneira boa de contornar é ter mais de um motorista e se revezarem na direção. Quanto ao tempo, é legal pensar na duração de suas férias e quantos dias seriam inteiros na estrada. Imagine que você levaria 3 dias pra chegar ao seu destino e você tem 10 dias de férias. Faça as contas: você passaria mais da metade do tempo dentro do carro! Mas se suas férias fossem mais longa e você pudesse conhecer alguns destinos no caminho, este tempo seria muito bem aproveitado!

Em resumo: o carro é a melhor escolha para quem gosta de estrada, tem um tempo razoável de férias e gosta de roteiros que passem por vários destinos diferentes e pouco explorados. É também a opção mais econômica em alta temporada.


Viagens de Avião


As maiores vantagens de viajar de avião são a rapidez e a segurança: Sim!!! Por mais que muita gente morra de medo de avião, é um meio de transporte extremamente seguro. Além disso, é sem dúvida a melhor opção para quem não gosta de dirigir.
Quanto à rapidez é bom considerar, além do tempo de vôo, o deslocamento até o aeroporto e de lá até seu destino final. OU: quanto tempo você vai levar desde sair de casa até chegar ao seu hotel.
Dependendo do destino e da época do ano, viajar de avião também pode ser mais econômico. E você ainda pode parcelar o valor da passagem ou usar pontos de cartão de crédito e trocar por milhas. Para isso, é preciso se planejar com bastante antecedência.
Algumas desvantagens são os limites em relação à bagagem. Lembrando ainda que algumas companhias aéreas no Brasil, já estão cobrando taxa de bagagem para vôos nacionais. Outra coisa chata são os eventuais atrasos, as conexões longas e os preços nos aeroportos! Some a isso o fato de chegar ao destino e ficar "à pé"!
Em resumo: o avião é a melhor escolha quando você está buscando descanso e vai para um único destino (ex. resorts) ou não tem muito tempo de férias. E, meio óbvio, em viagens mais longas para o exterior!



Afinal, é mais barato de carro ou avião?
À primeira vista, parece mais barato viajar de carro, né? Nem sempre!! Em uma viagem muito longa, além do combustível, tem que se calcular o desgaste do carro, os pneus, etc... Além do que, se você demorar 3 dias para chegar ao destino, vai ter que pagar acomodação nestes dias também, né? 
Uma coisa que vale a pena pesar: quantas pessoas irão viajar? Se for sozinho(a) provavelmente não será mais barato fazer uma viagem de carro muito longa. 
No entanto, se for período de alta temporada, o preços das passagens de avião disparam!! E coloque na conta que você também precisará pagar transporte até o aeroporto (ou estacionamento para seu carro), e provavelmente ainda terá que alugar um carro em seu destino!
Antes de botar o pé na estrada...

- Pense se seu carro é adequado ao tipo de estradas que você vai encarar. Se informe sobre a qualidade das estradas, especialmente se for percorrer trechos sem pavimentação. 
- Faça as contas do consumo médio de combustível e calcule se vale a pena! Dependendo da autonomia do carro, veja também se tem um número razoável de postos de gasolina no trajeto.
- Faça uma revisão no carro: leve na concessionária ou em um mecânico de confiança, faça alinhamento/balanceamento. Veja se o óleo está em dia e cheque os pneus.
- Utilize aplicativos como Google Maps e Waze ou até GPS, mas não dispense o bom e velho mapa impresso! Na última viagem para Delfinópolis, a fila da balsa poderia durar até 4 horas de espera. Olhando o mapa, o marido viu que tinha uma estradinha contornando a represa. Nos informamos a respeito e como estávamos de 4x4 resolvemos arriscar. Levamos 2 horas e meia para percorrer os 90 km de estrada de terra, mas o caminho era lindo e com certeza foi bem melhor do que ficar esperando sem ter absolutamente nada a fazer!
- Se tem crianças pequenas, é bom treiná-las desde cedo, em viagens mais curtas! Também observe se eles costumam enjoar e providencie medicamentos ou evite alimentos que causam enjoo!

Recomendo algumas leituras para inspirar mais viagens de carro:
- Nossa primeira viagem longa, até a Serra Catarinense
- Nosso primeiro tour pelo Nordeste: fomos de avião até Natal, mas alugamos um carro e rodamos por vários estados: Road Trip pelo Nordeste
- A viagem linda da Patrícia e família, desde Curitiba até o Norte da Argentina
- O roteiro da Vaneza, da Bahia até Sergipe, Alagoas e Pernambuco.
- As dicas da Francine, sobre viagens de carro com crianças
- As dicas da Fernanda, sobre viajar de carro com conforto e segurança
E por fim, um post inspiração do blog 360 Meridianos: Viajantes, precisamos descobrir o Brasil!!

E você, prefere ir de carro ou avião? Tem alguma experiência boa pra dividir com a gente? Deixe um comentário!!!


Pronto! Agora é só planejar sua viagem! Se você gosta de nossas dicas e acompanha o blog, que tal fazer as reservas de sua próxima viagem através de nossos parceiros? Você não paga nada a mais e nós ganhamos uma pequena comissão!
 O Trilhas e Cantos tem parceria com o Booking, RentCars (que pesquisa preços em várias locadoras) É só clicar nos banners abaixo:
E se estiver procurando hotel, que tal reservar pelo Booking?

7 comentários

  1. Ótimo post Liliane! Concordo plenamente com sua avaliação! ��

    ResponderExcluir
  2. Exatamente!

    Acrescento tb o fato de vc viajar com ou sem crianças pequenas. Se estas são impacientes, fica difícil seguir um roteiro muito largo de carro. Aí, o melhor seria avião.

    E para quem tem certo receio de pegar estrada, sugiro fazer roteiros perto de sua cidade, dentro do seu estado, assim verá que não é coisa de outro mundo.

    Vou compartilhar este post!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada pelas considerações Vaneza! E obrigada por compartilhar!

      Excluir
  3. Finalmente vim aqui ler o post! rs Ótimas dicas! Fiz outro post sobre viagem de carro, mas com as vantagens e desvantagens desse tipo de viagem (sem comparar com avião). Vou lá ver se ficou faltando alguma coisa que vc escreveu aí! bjs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também gostei muito desse seu post novo, Fernanda! Bem legal e completinho! Bjs

      Excluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir

Queremos saber sua opinião! Deixe um comentário!!!