Vai Viajar? Que tal alugar um carro?

2 de março de 2017

Ter um carro "pra chamar de seu", seja em um destino brasileiro ou internacional, pode ser um baita negócio! A maior vantagem de alugar um carro é poder fazer os passeios a seu tempo, descobrir e explorar lugares bacanas sem depender de excursões ou guias com piadas prontas e até mesmo de transporte público. 

Como alugamos carro em praticamente todas nossas viagens, neste post vou dar algumas dicas para encurtar o caminho entre você e o carro de locadora. E vou aproveitar para apresentar a nova parceria do blog com a Rent Cars.
Pelas estradas do Arizona

Quando é vantagem alugar um carro?

Especialmente quando você pensa em um roteiro que passa por várias cidades. Mais importante ainda se forem cidades pequenas e com pouca opção de transporte público. Certamente você irá otimizar ao máximo o tempo e poderá fazer inúmeros passeios diferentes.
Outro exemplo é quando você vai para uma cidade grande em que as atrações são muito distantes umas às outras, os hotéis têm estacionamento e o transporte público não é uma maravilha. 
Interior da Inglaterra: o desafio de dirigir na mão inglesa!
Alguns roteiros que fizemos e seriam praticamente impensáveis sem carro (ou teríamos que adicionar muitos dias e pagar excursões) foram: interior da Inglaterra, Highlands na Escócia, California, Sul da Alemanha, Espanha...
Alguns lugares em que não alugamos, mas senti falta de um carro: Miami e Fort Lauderdale. 


Quando NÃO é vantagem alugar um carro?

Cidades muito grandes, em países desenvolvidos, costumam ter um transporte público excelente. E ficar com carro em metrópoles pode ser uma roubada, pois você terá que arrumar (e pagar) estacionamento para o veículo. 
Outra situação é quando você não pode circular de carro no local, como Caraíva (Bahia), Jericoacoara (Ceará) ou até mesmo Veneza, na Itália. De qualquer forma, se a permanência não for de muitos dias, vale pesquisar o valor do transfer, e ver se preço do aluguel de carro pode ser vantagem. 
Que tal dirigir na Rota 66?
Uma dica para economizar, é planejar sua viagem para as cidades maiores ficarem no começo ou no final do roteiro. Por exemplo, quando viajamos pelo Reino Unido, começamos por Londres e terminamos em Edimburgo, ficando sem carro nos primeiros e nos últimos dias da viagem.
Alguns lugares em que não alugamos carro e não me arrependi: Nova York, Londres, Paris, Roma, Praga, São Francisco...

É possível alugar carro por um dia, para fazer um bate-volta?

Sim, mas nem sempre é vantajoso pois as locadoras costumam cobrar a diária por 24 horas. 
Caminho do Rei: bate-volta que fizemos de Quebec, alugando o carro por um dia.

Vale a pena devolver o carro em outra cidade?

Depende... Coloque na conta o tempo que vai levar para voltar ao local de retirada do carro, o combustível, a quilometragem, etc.
Já adianto que no Brasil isso ainda não é uma prática comum e pode encarecer bem a locação. Mas em países como Estados Unidos, muitas vezes a locadora nem cobra taxa extra por isso. Pesquise bem antes de fechar o aluguel!
Rota Romântica em 3 dias: impensável sem carro!

Como pesquisar preços de aluguel de carro?

A Rent Cars - parceira do blog - é um site de comparação de preços em mais de 100 locadoras no Brasil e mais 140 países! A grande vantagem é que você não precisa fazer cotação em várias locadoras. A Rent Cars busca o melhor preço nas principais locadoras do mundo. Além disso, tem suporte em Português e você pode pagar sua reserva em reais, sem IOF, parcelando em até 12 vezes.
Então, se você é leitor(a) do Trilhas & Cantos e acha nossas dicas úteis, quando for fazer uma reserva de carro, faça pelo nosso blog! É só clicar no banner, na barra lateral, ou em links/banners da RentCars nos posts do Trilhas! 
Assim, você não vai pagar nenhum centavo a mais, mas o blog ganha uma pequena comissão! 
Sierra Nevada, Andaluzia, Espanha

Preciso de habilitação especial para dirigir fora do país?

Muitos países exigem a Permissão Internacional para Dirigir (PID). Para saber se é o caso, verifique no consulado se o país aceita a CNH ou exige a PID.
É muito simples conseguí-la, mas a taxa custa R$ 275,77 (valores de março/2017). É preciso acessar o site do Detran, preencher o formulário e pagar a taxa nos bancos conveniados. A PID será enviada pelo correio, então é preciso uma certa antecedência.


E por fim...

Não deixe de ler algumas dicas preciosas de aluguel de carro que eu já contei em outros posts:
E encontre inspiração nestas 10 roadtrips incríveis (clique!)

Curtiu o Post? Salve no Pinterest


Prontinho! Se inspirou? Manda um clique no banner abaixo e pesquise preços de aluguel de carros naquele destino que você está sonhando há tempos! Quem sabe rola, né?

Continue nos acompanhando! Pra não perder nada, siga o @trilhasecantos no facebookInstagram e através de nosso feed

Nenhum comentário

Queremos saber sua opinião! Deixe um comentário!!!