Cumuruxatiba, Bahia: um guia para planejar sua viagem

23 de fevereiro de 2017

Cumuruxatiba, uma antiga vila de pescadores, é um distrito do município de Prado, no extremo sul da Bahia. Esta região é chamada de Costa da Baleias porque recebe estas ilustres visitas durante os meses de julho a outubro. 
Neste post, organizei um pequeno guia com dicas para ajudar a planejar uma viagem para Cumuruxatiba. Então, vamos passear pelo extremo sul do litoral baiano?

O que Fazer em Cumuruxatiba

Melhores Praias de Cumuruxatiba

Próximas à vila de Cumuruxatiba, ou "Cumuru" como é chamada, há praias belíssimas que ficam vazias mesmo no mês de janeiro. 


As nossas preferidas foram a Praia de Imbassuaba, ou Praia do Arnaldo e a Barra do Cahy.



A Barra do Cahy ganha este nome por causa do rio, com águas cristalinas mas escuras, por causa do mangue. Tomar banho neste rio é uma herança deliciosa dos povos indígenas que habitavam este local quando os portugueses chegaram. Aliás, de acordo com relatos históricos, teria sido aqui o primeiro contato entre os colonizadores e os nativos! Escolheram bem o cenário, hein? Nesta praia tem restaurante que disponibiliza espreguiçadeiras para os clientes e também há carrinhos de sorvete na temporada.


Já a Praia de Imbassuaba não tem infraestrutura. Então é preciso levar comidas e bebidas. Mas há árvores que fazem uma sombra que dispensa o guarda-sol, e também tem um riozinho para "tirar o sal do corpo"...


* Dica: para chegar a esta praia não há placas. Siga a direção da Praia do Moreira. Em um ponto, à esquerda, há uma porteira. É preciso abri-la (pedem para manter fechada) e atravessar uma propriedade. Mais à frente, há outra porteira e logo se tem acesso a um local para estacionar o carro, no alto da falésia.



A Praia do Moreira, vizinha à Imbassuaba também é belíssima! Nela, também há árvores com sombra. Não tem quiosque, mas encontramos uma pessoa vendendo água de coco.
A praia tem várias barreiras de coral, mas não é legal para mergulhar, pois a visibilidade não é boa. Para bons mergulhos na região, é preciso ir mar adentro a bordo de um barco!

Corais, na Praia do Moreira

A Japara Grande também costuma ser uma opção bacana, mas visitamos esta praia quando nos hospedamos em Prado, então falo dela em um próximo post! 

Passeios a partir de Cumuruxatiba

Ponta do Corumbau 

O passeio que mais gostamos foi até a Ponta do Corumbau com suas águas de azul caribenho. De carro, são aproximadamente 1 hora e meia de Cumuru até Corumbau, por estradinhas de terra. Mas vale o esforço, porque o lugar é muito lindo! Se estiver lá em um período de chuvas, é bom se informar sobre a condição da estrada.
Saiba mais sobre Corumbau, Bahia neste post do blog Mala de Aventuras



Mergulhos em Cumuruxatiba

Há também passeios de barco que saem de Cumuru, com destino a Corumbau e fazem uma parada para mergulho no Recife de Pataxós. Tínhamos lido sobre outros recifes de corais (Carapebas), mas não encontramos passeios específicos. Acredito que isso tenha que ser acertado com barqueiros na praia do Pier.
Outra dica é o passeio de catamarã até o Arquipélago de Abrolhos. Este passeio sai de Caravelas e dura o dia inteiro, então se pretende fazer, reserve um dia no seu roteiro.

Onde se hospedar em Cumuruxatiba

Nos hospedamos na Pousada Luana. Em janeiro (alta temporada) a diária foi R$ 315,00 para casal e uma criança, incluindo café da manhã. A pousada fica no alto de uma falésia e na rua, em frente, há uma vista muito bonita do mar. Uma vantagem é que ali é um dos poucos lugares que conseguimos sinal de celular.


Há várias opções de hospedagem, desde pousadas simples até mais charmosas. Para ver as opções no Booking, nosso parceiro, clique aqui!

Como Chegar a Cumuruxatiba

Como chegar de carro:
Nós fomos de carro, desde o interior de São Paulo. No trajeto, passamos por Belo Horizonte e dormimos em Teófilo Otoni. Até BH, as estradas são boas (duplicadas), mas depois há um trecho bem chato entre Belo Horizonte e Ipatinga (percorremos 200 km em 4 horas!!!). Ainda assim, a partir de São Paulo, o melhor caminho é por Minas Gerais, e não pelo litoral (BR 101).
Até Prado, há estradas pavimentadas, mas de Prado a Cumuru são 30 km de estrada de chão, em boas condições. Assim, não é preciso ter 4X4.

Rio e mar, na Barra do Cahy

Como chegar de avião:
O aeroporto mais próximo é em Teixeira de Freitas. Não há voos diretos de São Paulo, nem de Campinas. O vôo, com conexão, dura aproximadamente 4 horas e meia. De Teixeira de Freitas até Cumuruxatiba, são cerca de 2 horas de carro.
Para o aeroporto de Porto Seguro, há voos diretos saindo de várias capitais. De São Paulo, o voo dura menos de 2 horas, mas de carro de lá até Cumuru, são quase 4 horas de viagem.

Se você viaja com crianças, não pode deixar de conhecer o Guia de Praias do Nordeste com Crianças!

Como se locomover

Caso opte por ir de avião, é bacana alugar um carro. As estradas que levam às praias, em geral, estão em boas condições. É possível chegar com carro comum até Corumbau, mas pode judiar um pouco do veículo. E, se chover fica um pouco mais complicado. Na dúvida, faça o passeio de barco...

Estrada para Praia do Moreira/Imbassuaba

Onde comer - Restaurantes em Cumuruxatiba

Ficamos apenas 3 noites em Cumuru e conhecemos 3 restaurantes:
- Cores e Sabores: Com comida deliciosa e porções bem servidas, tem opções para crianças. No cardápio as especialidades são massas, peixes e frutos do mar.
- Café Gelato: um café/sorveteria/restaurante que funciona a partir das 16 horas. À noite, geralmente tem música ao vivo de boa qualidade e tem um "cantinho kids" com brinquedos, lousa, giz... No jantar, provamos massas e hamburguer (foi o único dia em que não comemos frutos do mar ou peixe!). Também passamos um dia à tarde para um café e um doce. 

- Pizzaria e Creperia: Gostei do ambiente e da pizza, mas achei os preços meio altos em relação à qualidade/quantidade da comida. Além disso, eles não trabalham com cartões de crédito/débito.
* um restaurante que uma amiga indicou como sendo o melhor de lá, foi o Catamarã. Mas deixamos para a última noite e ele fechou cedo por causa da festa de São Sebastião, que estava rolando na vila. Mas, se você tiver oportunidade de conhecer, dizem que o arroz de polvo é maravilhoso!

Quando ir:

O mês de menos chuva é fevereiro, seguido de janeiro. Então, é quase garantia de sol na temporada de verão! Nós pegamos dias lindos por lá!

Imbassuaba

Mas como o sul da Bahia é rota migratória das baleias jubarte, para curtir uma de suas principais atrações, é melhor planejar seu passeio entre julho e outubro e esperar pela visita destes mamíferos incríveis!

Praia do Pier - próxima ao centro da Vila de Cumuru


Gostou do Post? Salve no Pinterest!

Planeje sua viagem!

Se você gosta de nossas dicas e acompanha o blog, que tal fazer as reservas de sua próxima viagem através de nossos parceiros? Você não paga nada a mais e nós ganhamos uma pequena comissão! É só seguir os links:
Reserve seu hotel pelo Booking
Alugue um carro pela Rentcars, parcele as reservas e tenha atendimento em Português!
Faça seu seguro viagem com desconto na Seguros Promo - use o código TRILHASECANTOS5 e ganhe 5% de desconto na sua compra!
Pesquise passagens aéreas com ótimas tarifas no Viajanet
Compre seu Chip de Celular para usar no exterior e receba em casa, antes da viagem

Já está nos seguindo?

Fique por dentro de todas as postagens, acompanhando nossas redes sociais: FACEBOOKINSTAGRAMPINTEREST, TWITTER. Assine também nosso FEED! Assim, você não perde nenhuma novidade!

6 comentários

  1. Que encanto de lugar! Não sabia o quanto era bonito por aí... Gostei da dica de hospedagem! Por R$ 315 para um casal e criança está com um ótimo preço. A Bahia realmente sabe surpreender!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu ouvi falar de Cumuru há pouco tempo também... Bahia é vida, né? rsrs

      Excluir
  2. Que saudades da Bahia!!!
    Não conheço Cumuruxatiba...ta aí um bom motivo para voltar!!
    Lindas fotos!!
    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Adoro as viagens de vocês! E de carro que fôlego. Estava querendo ir de Sorocaba a Beagá de carro e minha mãe se recusou dizendo que a estrada é muito ruim e movimentada, que leva-se mais de 12hs no percurso... Suspirei. E agora leio esse deu relato sobre a qualidade da estrada, deu mais vontade ainda. :)

    ResponderExcluir
  4. Conheço bem Cumuruxariba , fiz todomesse percurso de bike

    ResponderExcluir

Queremos saber sua opinião! Deixe um comentário!!!