Carmel by the Sea, Califórnia: dicas para planejar seu passeio

6 de novembro de 2016
Carmel by the Sea é um destino imperdível na costa da California: cidadezinha com ares de Europa, esbanjando charme em suas galerias de arte, joalherias, lojas e chalés com jardins impecáveis. E ainda tem a praia de areia branquinha completando a paisagem. Vamos passear por Carmel?

A cidade de Carmel começou em volta da Mission Carmel e este é um ótimo ponto para começar seu passeio, especialmente se entrar na cidade pela Rio Road. 

Aliás, é bom saber que toda cidade que se preze na Costa californiana, tem uma Spanish Mission (Confira a lista aqui). Como a Califórnia um dia pertenceu ao México, é comum ver a influência da língua espanhola em todo canto: nomes de ruas, lugares, lojas... 

Na Mission San Carlos Borromeo, há a igreja construída em 1771 e um museu dedicado principalmente ao missionário franciscano Junípero Serra. Aliás, quando visitamos, estava tendo um casamento! Imagine que legal se casar nesta igreja histórica??

Viver em Carmel é muito caro e a região toda, incluindo Peeble Beach, acabou sendo a escolha favorita para muitos milionários curtirem a aposentadoria.

Escultura na esquina das Ruas 6th e Lincoln
Aliás, muitos moradores de Carmel vão fazer compras (até supermercado!) na vizinha Monterey.

Para manter o charme, há regras rígidas de construções e não é permitido lojas ou restaurantes de redes (como Starbucks) em Carmel. 



O centrinho se reduz a poucas ruas que são facilmente percorridas a pé, e é cheio de casas charmosas estilo cottage. Por tudo isso, Carmel é considerada uma das cidadezinhas americanas mais apaixonantes!




Algumas pousadas trazem um estilo praiano, e outras imitam construções européias mais antigas.
No centro, há lojas, galerias de arte, cafés e restaurantes. Vale um passeio pelas lojinhas, uma pausa para um café e uma caminhada até a praia, com direito a parar muitas vezes para fotografar os lugares mais charmosos.

Na praia, esqueça o banho de mar! A água é sempre muito gelada, mesmo no auge do verão. E venta bastante, a ponto de curvar os ciprestes que ficam à beira mar. Não saia sem uma foto dos ciprestes retorcidos, com o mar ao fundo!

O que fazer

Além do tradicional "rolê" pela cidade, há vários programas para quem pode ficar mais tempo, como degustação de vinhos ou spas onde se pode agendar uma massagem. Para quem não tem medo de água fria, é possível pegar uma praia e até surfar. 
Além disso, a cidade tem um calendário de eventos, que inclui festival de música clássica! Aos sábados, há o Farmer's Market (veja site aqui) e no inverno, o mercado acontece no Wilfong Pavilion.

Cafés/Restaurantes

Os preços em Carmel não são os mais amigáveis, por isso, se quiser almoçar por lá, reserve algumas notinhas de dolar a mais! Ou almoce antes e deixe para tomar um café. Há uma cafeteria deliciosa na Ocean Avenue: Carmel Valley Roasting Co! Provei uma delícia de brownie e um expresso! Há também uma loja de doces que as crianças adoram!

Muitos restaurantes deixam o cardápio disponível na entrada, mas se não tiver, eu sempre peço para ver antes de entrar, para saber se as opções e os preços nos agradam...
Apesar de ter muitos restaurantes de boa qualidade, um dos mais famosos é o Hogs Breath Inn conhecido como o restaurante do ator Clint Eastwood. Pelo que ouvi dizer, o restaurante não é mais dele, mas continua atraindo milhares de turistas! 

Outro restaurante indicado por uma amiga que mora na California e passeou muitas vezes por Carmel, é o Mission Ranch, que fica mais especial no jantar, com direito a por do Sol com vista para o mar.

Clima

O clima é ameno durante o verão, com temperatura média em torno de 15 graus. O interessante é que as temperaturas médias não variam muito ao longo do ano, pois janeiro tem médias de 10 graus. Julho e agosto são os meses mais secos, com bem pouca chuva! Janeiro, ao contrário, é o mês mais chuvoso.
Ou seja: é um ótimo destino para visitar no verão!!

O mais comum é ter sempre uma névoa (fog), especialmente pela manhã e um vento que pode dar uma sensação térmica meio desconfortável. Por isso, mesmo no verão é bom levar um casaco!


Hotéis/Pousadas

Vimos pousadas muito charmosas em Carmel e se estiver em seu orçamento, certamente vale a pena ficar por lá! 

Mas nos hospedamos em Monterey porque os preços eram bem mais convidativos. Veja as opções no Booking em Carmel, Big Sur e Monterey.

Onde fica?

Carmel fica a apenas 7 km de Monterey e a 33 km de Big Sur. Caso não vá se hospedar em Carmel, pode ser um bate-volta perfeito dessas cidades, ou uma paradinha, se estiver fazendo a Hwy 1. É bom avisar que este trecho entre Monterey e Big Sur é lindo demais e vale muitas paradas!

Mapa

Este mapa (clique para ampliar/reduzir) tem os trajetos que sugerimos em Carmel: começando pela Mission e seguindo para o centrinho. É mais difícil encontrar locais para estacionar perto da praia e perto da Ocean Road. Nós estacionamos na San Carlos e seguimos a pé até a praia, parando várias vezes - para um café e lojinhas (rsrs). A Scenic Road pode ser percorrida de carro mesmo, mas se tiver fôlego e tempo, uma caminhada deve ser bem legal!

*Para escrever este post, contei com a ajuda da amiga Dee Miller, que mora na California e me passou muitas dicas de toda a região! Thanks, Dee!!


Gostou do Post? Salve no Pinterest!


Bom, é isso! Continue nos acompanhando! Pra não perder nada, bora seguir o @trilhasecantos no facebookInstagram e através de nosso feed

Outros blogueiros que visitaram Carmel:
Uma Senhora Viagem
Aprendiz de Viajante
Voali

7 comentários

  1. Cidade lindinha demais ! Post super completo. Visitei 2 vezes a cidade mas sempre de passagem,vistei tb a Missão que é linda ! Parece uma cidade de boneca . Foto linda do Leo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lilian, sabe que foi lendo seus posts que eu decidi visitar a Mission Carmel?

      Excluir
  2. É uma fofura de cidade, visita obrigatória para que vai para aquelas bandas!

    Beijos,

    Clau

    ResponderExcluir
  3. Carmel é uma fofura!!!
    Adorei conhecer essa cidade!
    beijos

    ResponderExcluir
  4. Amei Carnel tbm. Deu uma saudade lendo este post .

    ResponderExcluir

Queremos saber sua opinião! Deixe um comentário!!!