California: um paraíso da Craft Beer

26 de outubro de 2016

Fazer a própria cerveja é algo que vem ficando cada vez mais comum. O movimento da craft beer, ou cerveja artesanal, começou forte nos Estados Unidos, vem ganhando o mundo e já chegou à nossa casa, em Limeira. Então, quando surgiu a ideia de uma blogagem coletiva sobre viagens gastronômicas, pensei: por que não falar de cerveja?  
Sempre que vamos sair em viagem, uma das coisas que pesquisamos é onde tem cerveja artesanal por perto. Este ano, fizemos nossa primeira viagem em família para a California e nos surpreendemos com a quantidade de opções de cervejas, em todo lugar por que passamos. 

Cerveja artesanal na California

A industria cervejeira contribuiu com um orçamento de quase 7,3 bilhões no estado, em 2015 e estima-se que haja mais de 700 cervejarias na Califórnia - mais que em qualquer outro estado do país. Por conta disso, o estado tem até uma associação de cervejeiros artesanais. Gente!!! Haja malte e lúpulo! 
O movimento "Drink Local" (beba localmente) é levado a sério: mercados, restaurantes e bares dão preferência aos rótulos das cervejarias locais ou de cidades próximas. Para melhorar o cenário, muitas cervejarias têm seu próprio restaurante. E tem mais: a pegada não é chegar lá e "encher a cara", mas degustar uma cerveja de qualidade e apreciar boa comida também.
No site da Associação de Cervejarias Artesanais da California, você pode encontrar uma microcervejaria perto de você! Confira aqui! Mas não pare por aí, porque ainda há cervejarias que não estão neste mapa! Então, vamos falar brevemente sobre algumas cervejarias e cervejas que conhecemos no estado:


Para ver todos nossos posts sobre a California, clique aqui!
Para ver todos os posts sobre Gastronomia, clique aqui!

Visalia, CA

Visalia é uma boa base para explorar os parques de Kings Canyon e Sequoia. A cidade tem cerca de 130 mil habitantes e tem duas microcervejarias no centro (ambas têm restaurantes na rua principal).

BrewBakers
Bem no centrinho de Visalia, o lugar é bonito e descolado. Como fomos em um final de semana, estava rolando som ao vivo. As cervejas são muito boas e e também gostamos da comida. Na nossa opinião, uma boa harmonização foi escolher uma IPA e um belo hamburger. Como a maioria dos restaurantes que fomos nesta viagem, tem menu infantil. Ao lado da cervejaria, funciona uma padaria dos mesmos donos. Daí o nome "brewbakers" (veja o site aqui).
End.: 219 E. Main Street, Visalia

Sequoia Brewing Company
Esta cervejaria de Fresno abriu há pouco tempo uma unidade em Visalia. A casa tem opções como pizzas, diversas carnes e porções. O menu infantil sai por $5,99 e inclui bebida (suco ou refri). É desta cervejaria General Sherman, IPA Indian Pale Ale que homenageia a maior árvore do planeta, localizada no Sequoia National Park. Caso não consiga ir a um dos restaurantes, irá encontrar com facilidade suas cervejas nos mercados locais. Para mais informações visite o site da Sequoia.
End.: 124 W, Main Street, Visalia.

Mariposa

Conhecemos dois restaurantes em Mariposa, um deles foi o Bett's Gold Coin, que serve cervejas locais "on tap" (chopp, sem engarrafar), bom hamburger e um ambiente histórico: Mariposa foi uma típica cidade de Velho Oeste e este restaurante tem ares de saloon
Uma cerveja bacana para se deve provar nesta região é a Yosemite Falls (IPA), da Three Monkeys Brewing, que homenageia uma cachoeira do parque nacional, principal atração da região!

Monterey 

Ficamos apenas duas noites em Monterey e em uma delas escolhemos um restaurante na Cannery Row, então pudemos conhecer apenas a Alvarado Street Brewery: um lugar super bacana, com boas opções de comida e cervejas ótimas, com nomes bem humorados, como a "Business Time". Na cidade ainda há outras opções de microcervejarias, como a Cannery Row e diversos outros bares e pubs com muitas opções "on tap".

São Francisco

Como é uma cidade grande, São Francisco oferece até roteiros de cerveja artesanal. Há cervejarias espalhadas pelos diversos bairros. Como ficamos na região da Union Square, acabamos escolhendo restaurantes próximos ao hotel. Mas é muito fácil encontrar cervejas da cidade em qualquer bar, pub ou restaurante. E mesmo os pequenos mercados têm prateleiras cheias de opções, locais. Caso se interesse em fazer um tour pelas cervejarias locais, veja este post aqui, do blog Ideias na Mala

Este post faz parte de uma blogagem coletiva. Confira outros blogs que também estão participando, com dicas de gastronomia mundo afora, e acompanhe nas redes sociais com #viagensgastronomicas:
Pegadas na Estrada - Pegadas na Cozinha vai à Tailândia Foco no Mundo - 8 coisas que você precisa comer em uma viagem para a Europa
Destinos por onde andei - Eataly de Gênova, o Templo Gastronômico da Ligúria
Mineiros na Estrada - 11 comidas típicas para provar em Minas Gerais 
Caixa de Viagens - Restaurantes imperdíveis em Vitória-ES 
Família Viagem - 10 comidas típicas que você precisa experimentar nas suas viagens 
Atravessar Fronteiras - Os deliciosos chocolates de Bariloche 
Passeiorama - Rio de Janeiro: Delícias na Zona Sul da Cidade 
O Melhor Mês do Ano - O que comer em Santiago? 
Viajando em Família - Receitas para recordar 
Do RS para o Mundo - Uma viagem pela culinária no RS 
Trilhas e Cantos - Califórnia - um paraíso da Craft Beer 
Turistando com a Lu - Gastronomia em Portugal: principais pratos e sobremesas 
Tá indo pra onde? - A Rua do Porto em Piracicaba - SP 
Cantinho de Ná - 10 restaurantes em Las Vegas para almoço e jantar 
Viajonários - 5 delícias gastronômicas da Bélgica para incluir no roteiro 
A Li na Alemanha e no Mundo - Conheça as comidas típicas da Alemanha que você precisa provar
Volto Logo - 
Top 10: Meus pratos favoritos na América Latina 
Outro Blog - Restaurantes em Penedo: da truta ao chocolate | Itatiaia, RJ 
Vamos Por Aí - Tudo O Que Você Precisa Saber Sobre a Culinária Goiana 
Viagem em Detalhes - Festival Food & Wine no Epcot em Orlando 
VoupraRoma - Pizza de todo tipo em Roma 
O Baú do Viajante - Viagem Gastronômica ao Nepal, 5 pratos para você experimentar 
Ligado em Viagem - Como é almoçar no restaurante Zeughauskeller em Zurique na Suíça 
Apure Guria - Comida de rua em Curitiba: feliz com deizão! 
Tirando Férias - Gastronomia a bordo do MSC Splendida na travessia entre Brasil e Alemanha 
Devaneios de Biela - O que comer na Finlândia - experiência gastronômica no restaurante Savotta
___________________________________________________________
Procurando hospedagem para visitar a Califórnia ou qualquer lugar do mundo? Que tal reservar pelo Booking, nosso parceiro? Você não paga nada a mais, e nós ganhamos uma pequena comissão! Veja as opções clicando no banner abaixo:


_________________________________________________________

Bom, é isso! Continue nos acompanhando! Pra não perder nada, bora seguir o @trilhasecantos no facebookInstagram e através de nosso feed

24 comentários

  1. Amo cervejas artesanais!!! Adorei o post Liliane. Agora preciso ir pra Califórnia provar todas!! hehehe

    ResponderExcluir
  2. Que delícia, vou seguir seu post ano que vem, pois vamos a califórnia. No meu blog tem um post sobre cerveja artesanal em Brasília!
    Olha só, o link do Atravessar Fronteiras tava com erro, o correto é esse aqui. Desculpe a confusão
    http://www.atravessarfronteiras.com.br/2016/10/os-deliciosos-chocolates-de-bariloche/

    ResponderExcluir
  3. Dri, eu copiei e colei este link, mas continua dando erro...

    ResponderExcluir
  4. Gente, que maravilha! Cerveja artesanal é outra coisa, né? Nada a ver com as que a gente compra no supermercado! Adorei as dicas!

    ResponderExcluir
  5. Degustar uma boa cerveja é tudo de bom! É como você disse, não é para encher a cara e sim apreciar cada gole. Parabéns pelo post!

    ResponderExcluir
  6. Belo tema! Eu fui uma das pessoas abduzidas por este consumo de cervejas artesanais! Ótimas dicas! ;)

    ResponderExcluir
  7. Nem sou muito apreciadora de cerveja, mas já vou mandar esse post agorinha pro meu tio que curte muito (e inclusive já visitou algumas cervejarias na California!)

    ResponderExcluir
  8. Eu não tomo cerveja, mas acho tão legal os processos e quem sabe apreciar. Ótimo post!

    ResponderExcluir
  9. As cervejas artesanais chegaram para ficar mesmo, a cada dia vejo mais gente adepta e realmente são feitas para degustar e não ficar um dia inteiro bebendo. Eu gosto mas pra mim tem que ser num dia quente com sol e de preferência na praia.

    ResponderExcluir
  10. Meu marido ficou alucinado com seu post! muito legal

    ResponderExcluir
  11. Uma cervejinha artesanal sempre cai bem! Adorei...

    ResponderExcluir
  12. Ótimas dicas, Liliane! Mais um bom motivo para visitar a Califórnia! :D

    ResponderExcluir
  13. Achei seu post super interessante! Nada como degustar uma boa cerveja artesanal! Quando voltar a Califórnia, vou seguir suas dicas!

    ResponderExcluir
  14. Adoro uma cervejinha artesanal e Califórnia está na minha wish list para os próximos destinos. Post salvo nos favoritos aqui :)

    ResponderExcluir
  15. Apesar de não tomar cerveja, acho muito interessante o seu processo de fabricação. Amei o post.

    ResponderExcluir
  16. Liliane, já experimentei muita cerveja artesanal, principalmente pelo falto do meu irmão ser apaixonado por elas e sempre viajarmos juntos... Gostei muito das dicas, não sabia que existiam tantas assim na Califórina

    ResponderExcluir

Queremos saber sua opinião! Deixe um comentário!!!