10 cachoeiras para conhecer na região Sudeste

11 de setembro de 2016
Continuando a série de posts sobre cachoeiras no Brasil, hoje quero apresentar, com a colaboração de vários blogueiros de viagem, 10 cachoeiras espalhadas pelos estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais. 
Sim, faltou o Espírito Santo e se você tiver alguma dica bacana, é só mandar pra gente!!!

Minas Gerais

Minas é um estado pródigo de belezas!!! Algumas cidades concentram cachoeiras, como Carrancas e ainda há parques como a Serra do Cipó e a Serra da Canastra, com quedas d'água lindíssimas! 

1) Cachoeira do Tabuleiro, Conceição do Mato Dentro, MG (Amanda Almeida, Blog Próxima Parada)
A Cachoeira do Tabuleiro é a 3ª mais alta do Brasil e a mais alta de Minas Gerais. Fica na região da Serra do Espinhaço, a apenas 180km de Belo Horizonte. Tabuleiro é um distrito de Conceição do Mato Dentro e embora seja uma vilarejo pequeno, tem muitas outras cachoeiras que também valem a visita! 
cachoeira-tabuleiro-mg (9).jpg
Cachoeira do Tabuleiro
Para saber mais sobre a Cachoeira do Tabuleiro e outras cachoeiras da região, visite o blog Próxima Parada, clicando aqui e aqui!!


2) Casca D'Anta, Parque Nacional da Serra da Canastra, MG
Com 186 metros de queda, a Casca D'Anta - primeira queda do Rio São Francisco - pode ser admirada na parte baixa do Parque. Em geral, o volume de água é grande e se forma um vapor bem frio perto dela. Mais à frente, o rio forma poços em que se pode nadar. É só encarar a água fria!! Para saber mais, veja nossos posts sobre a Serra da Canastra!
Cachoeira Casca D'Anta
3) Cachoeira Véu da Noiva, Serra do Cipó, MG (Débora Resende, Blog Foco no Mundo)
Cachoeira Véu da Noiva Serra do Cipó
A cachoeira Véu da Noiva é uma das mais famosas da Serra do Cipó, em Minas Gerais. É uma cachoeira super alta e fechada, localizada dentro de um camping que leva o mesmo nome da cachoeira e você pode acampar ou apenas passar o dia para conhecer. Além da cachoeira, lá tem uma piscina natural, trilhas e uma ótima infra-estrutura, com restaurante e banheiros, o que torna uma ótima opção para famílias com crianças! (Débora Resende - Blog Foco no Mundo).

4) Cachoeira da Zilda, Carrancas, MG (Kiko e Tássia, Blog Com os Pés no Mundo)
Cachoeira da Zilda
Uma trilha de aproximadamente 20 minutos leva a esta cachoeira, que fica no Complexo da Zilda, junto a várias outras quedas. Aqui foram gravadas cenas da novela global Império (2015). Para saber mais das cachoeiras de carrancas, veja este post aqui (clique!) no blog Com os Pés no Mundo. 

5) Cachoeiras de São Thomé das Letras (Gê Azevedo, Blog Mineiros na EstradaLocalizada a cerca de 300 km de Belo Horizonte, é uma cidade de grandes belezas naturais. Fica na Serra da Mantiqueira e é uma das cidades mais altas do Brasil. A Igreja Matriz está a 1250 metros de altitude e o Pico do Gavião, o ponto mais alto da cidade, a 1430. Então, para praticamente qualquer ponto em que se olhe se tem uma linda vista. A cidade é um charme, cheia de casas de pedras, algumas centenárias. E, para completar, a cidade é rodeada de belas cachoeirasAlgumas são bem próximas, outras, nem tanto – um carro ajuda bem, mas há também jipeiros na Praça da Matriz oferecendo passeios. Embora em algumas cachoeiras tenha que se descer um bom “barranco”, há também aquelas de fácil acesso e que formam boas piscinas para as crianças. Veja tudo neste post aqui
São Tomé das Letras
* Outros lugares em Minas Gerais que são repletos de cachoeiras: Conceição de Ibitipoca, Santa Rita de Jacutinga e Capitólio. 


Rio de Janeiro

6) Alcantilado, Visconde de Mauá (MG/RJ)
Fica até difícil escolher apenas uma cachoeira pra destacar neste lugar tão cheio de quedas d'agua, na divisa dos estados de Minas e Rio. Uma cachoeira mais linda que a outra, e todas limpas, ótimas para um banho gelado! 
Alcantilado Mauá
A Alcantilado é a última queda em uma trilha no complexo "Cachoeiras do Alcantilado". Lá em cima, tem uma vista incrível das paisagens bucólicas de Visconde de Mauá. Para saber mais sobre outras cachoeiras e atrações de Mauá, veja este post aqui! 

7) Cachoeiras do Horto, Rio de Janeiro, RJ (Karilayn Areias, Blog Kari Desbrava)
Muita gente pensa que a cidade do Rio de Janeiro só tem praias. Entretanto, a Cidade Maravilhosa tem cachoeiras também. Se você quer fugir da areia ou só gosta mais de cachoeiras uma ótima opção é conhecer as cachoeiras do Horto, no bairro do Jardim Botânico. O passeio é revigorante e você até esquece o purgatório da beleza e do caos que é o Rio. Na foto, a mais famosinha: a Cachoeira do Chuveiro. Para chegar nela, é preciso fazer uma pequena trilha. 
Cachoeira do Chuveiro

Na foto, a mais famosinha: a Cachoeira do Chuveiro. Para chegar nela, é preciso fazer uma pequena trilha. Veja mais passeios e trilhas no Rio no blog da Kari (clique aqui)!


8) Cachoeiras do Jequitibá, Rio de Janeiro, RJ (Outro Blog, Katarina Holanda)
A trilha até as Cachoeiras do Jequitibá fica na área mais preservada do Parque Nacional da Tijuca no Rio de Janeiro. Elas recebem esse nome por causa de um Jequitibá centenário que precisa de mais de 10 pessoas juntas pra abracá-lo. Para saber mais sobre esta trilha, é só seguir este link aqui!

trilhas-e-cachoeiras-rio-de-janeiro (2)

São Paulo

9) Véu da Noiva: No litoral norte de São Paulo, há muitas cachoeiras bem preservadas, e algumas até "escondidas" como a véu da noiva, na Praia da Lagoinha. Ao lado das ruínas de uma antiga fábrica de vidro, fica a trilha para esta cachoeira que desliza sobre uma rocha e forma vários poços bons para banho ou uma "hidromassagem" natural.
Cachoeira Véu da Noiva Ubatuba
Veja mais sobre Ubatuba, neste post aqui!

10) Cachoeira do Astor, Brotas, SP
Brotas, no interior de São Paulo é um paraíso para quem gosta de se aventurar na água. São várias opçoes entre bóia-cross, rafting e banhos gelados! Entre as cachoeiras mais "famosas" estão a do Astor e da Cassorova. As cachoeiras ficam no distrito de Patrimônio e todas têm áreas com estrutura de lazer. O único "porém" que eu sinto em Brotas, é que a região foi bem desmatada no passado e tem muitas plantações de cana de açúcar, o que não deixa a paisagem tão bonita. Mas, ainda assim, as cachoeiras valem o passeio!!!
Cachoeira Astor
O Blog Expedição Andando por Aí conta TUDO sobre Brotas. Aqui neste nosso post, você também pode ver outros passeios no interior de São Paulo.
E você? Conhece estas cachoeiras? Tem alguma outra sugestão que faltou na nossa lista? Mande pra gente! Deixe um comentário!!
Não perca também o primeiro post da série: Cachoeiras do Sul do Brasil

Gostou do Post? Salve nos seus pins!


_________________________________________________________
Procurando hospedagem para visitar estas cachoeiras ou em qualquer lugar do mundo? Que tal reservar pelo Booking, nosso parceiro? Você não paga nada a mais, e nós ganhamos uma pequena comissão! Veja as opções clicando no banner abaixo:


_________________________________________________________
Bom, é isso! Continue nos acompanhando! Pra não perder nada, bora seguir o @trilhasecantos no facebookInstagram e através de nosso feed

Por fim, meu muitíssimo obrigada aos blogueiros que me colaboraram com material para este post! Aguardem, que em breve vai sair post com cachoeiras da Região Nordeste! Um abraço e até a próxima!! 

3 comentários

  1. Ficou muito legal o post, hein?
    E muito obrigada por mencionar a gente!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  2. Adorei participar!! Amo demais a Serra do Cipó e adorei conhecer outras <3

    ResponderExcluir
  3. Amo cachoeiras e me sinto privilegiada por morar em MG, aqui temos opções maravilhosas. Adorei participar deste post, que ficou ótimo! Dicas incríveis, já quero conhecer as outras citadas aqui :)

    ResponderExcluir

Queremos saber sua opinião! Deixe um comentário!!!