Ayamonte, na Andaluzia: as férias de verão da Maria Eugenia e família

18 de setembro de 2016
Ayamonte, na divisa entre Portugal e Espanha, foi um lugar "apresentado" recentemente pela Maria Eugênia, que mora em Lisboa. Hoje ela nos conta como foram suas férias de verão em família, no último mês de agosto! Vamos conferir o relato dela?

"Quando a Lili, depois de uma conversa em que eu contava como tinham sido as minhas férias de verão, me perguntou se eu não queria escrever um texto a contar sobre a viagem, fiquei um pouco na dúvida, afinal, Ayamonte não é um destino turístico internacional, acredito que seja uma estância de verão para os habitantes da Andaluzia, nada muito além disso, por isso a minha hesitação... 
Mas depois pensei que não há nada mais gostoso do que relatar coisas que a gente ama e partilhar nossa visão sobre esses lugares bonitos, não é?
Assim, Ayamonte está na Espanha, a noroeste Província da Andaluzia , e o que separa essa cidade de Portugal (no caso Vila Real de Santo António), é um rio - o Guadiana. Hoje em dia a travessia é feita através de uma ponte, que cruza o rio e separa/une esses dois países.
Como brasileira que sou, tendo nascido e crescido no Estado de São Paulo, portanto longe de qualquer fronteira estrangeira, sempre sinto uma emoção quando chegamos na ponte e sabemos que do lado de lá está outro país...nesse caso, minha amada Espanha...
Bem, Ayamonte é uma pequena cidade andaluza, que ainda conserva  no seu centro histórico resquícios medievais, com ruelas estreitas e toda uma zona peadonal com muitas casas históricas.
Está muito bem conservada e no verão recebe uma afluência de turistas muito grande, que faz com que seja um local muito vibrante a agradável para se visitar.
A mais ou menos dez quilometros do centro da cidade, há a área de praia, chamada ¨Isla Canela¨. A cor da areia da praia serviu de inspiração para o nome da ilha, uma vez, que a areia tem um castanho que lembra a especiaria.
Assim, muitas pessoas visitam Ayamonte, mas geralmente estão hospedadas na Isla Canela, pois o maior objetivo é mesmo fazer praia, é um lugar voltado para o verão. 
Considero um lugar muito bom para uma temporada porque nessa pequena localidade conseguimos ter um bocadinho de tudo. Explico- podemos desfrutar de uma rua que no verão se transforma numa grande diversão, há espaço para as crianças brincarem, com pula-pulas e outros jogos próprios de  um pequeno parque, há muitas opções de restaurantes com preços variados, há um pequeno trem que faz o recorrido da ilha, desde o seu pequeno centro, até a Ponta do Mural, lado oposto da ilha, que é também um lugar bastante convidativo. 
Numa pequena temporada, não é preciso ir todos os dias para Ayamonte, mas é altamente recomendável ir algumas vezes, uma vez que ali também encontramos belíssimos restaurantes, uma animação incrível, num clima extremamente familiar  (nunca vi tantas crianças a correr por todos os lados como em Ayamonte) e com uma animação noturna que é mesmo típico dos andaluzes.
Embora o preço seja mais alto, e seja muito mais concorrido, o ideal é ir entre Julho e Agosto, quando há mais gente, mais festa, mais animação.
Mas também na primeira semana de Setembro há a Festa da Nossa Senhora das Angústias, uma linda celebração, que já há algum tempo une Portugal e Espanha, uma vez que  a celebração começa em Portugal, com uma banda espanhola e outra portuguesa, que depois atravessa de barco o Rio Guadiana, e é recebida no porto de Aymonte, seguem para o ¨ayuntamiento¨ ( prefeitura) e ali tocam o hino e dão início as festividades. Acho que tem uma curiosidade cultural, religiosa e vale a pena viver essa emoção uma vez que seja.
Enfim, é um lugar simples, mas que eu acho muito diferente.  É embarcar em outro tipo de férias e ao mesmo tempo desfrutar de uns dias de praia como deve ser! Quem sabe um brasileiro não se lança na aventura de trocar 15 dias de férias no litoral brasileiro, por 15 dias na Andaluzia? Afinal o aeroporto de Sevilha está a uma hora e meia de distância! Não é uma ideia a se pensar?

Partilhas práticas...
Restaurantes que eu conheço e recomendo:
* Los Barriles, Isla Canela

* Chiringuito Bombadil, Isla Canela

* Puerta Ancha, Aymonte

* La Pasta Gansa, Aymonte
Para mais informações veja os sites de turismo de Ayamonte e da Espanha: clique aqui e aqui

Muito obrigada pelo seu relato e pelas suas lindas fotos, Gê! Amei e fiquei com bastante vontade de conhecer! Quem sabe ainda passo uma temporada na Espanha...
E para quem quiser ler outros textos da Maria Eugênia, recomendo dar uma passeada lá no blog pessoal dela: Oceano que Nos Separa
_________________________________________________________
Procurando hospedagem para visitar Ayamonte ou qualquer lugar do mundo? Que tal reservar pelo Booking, nosso parceiro? Você não paga nada a mais, e nós ganhamos uma pequena comissão! Veja as opções clicando no banner abaixo:


_________________________________________________________
Bom, é isso! Continue nos acompanhando! Pra não perder nada, bora seguir o @trilhasecantos no facebookInstagram e através de nosso feed

4 comentários

  1. Que lindo! Não conhecia Ayamonte.
    Adoro descobrir destinos que não são tão explorados turisticamente.

    beijão

    ResponderExcluir
  2. Que graça de lugar ! Num país lindo,Espanha, e perto de outro país lindo, que é Portugal. Que privilégio Maria Eugenia passar as férias num lugar assim.

    ResponderExcluir
  3. Achei uma gracinha! Nunca tinha ouvido falar, mas parece ser um lugar muito legal pra passar uma mini férias! Quem sabe um dia eu não tenha oportunidade de visitar!

    ResponderExcluir
  4. Que privilegio poder compartilhar desses dois países tao maravilhosos separados por uma ponte! Adorei, achei super pitoresco. Uma delícia de passeio e muito bom texto. Saludos!

    ResponderExcluir

Queremos saber sua opinião! Deixe um comentário!!!