Viagem para a Chapada Diamantina: expectativa X realidade

23 de agosto de 2016

Chapada Diamantina
Foto acima: Camila Faria, blog http://www.eaiferias.com
Chapada Diamantina era um sonho antigo! E como toda viagem desejada, sempre há muita pesquisa: li mil blogs, guias, seguia todo perfil no Instagram que tivesse fotos por lá, conversava com pessoas que tinham ido...

E assim, eu já conseguia me imaginar lá no alto do Morro do Pai Inácio, contemplando a vista maravilhosa e (por que não?) tirando uma foto de braços abertos com aquela paisagem incrível atrás. Eu sei, todo mundo faz isso, mas eu também queria aquela foto que iria bombar no Instagram e me render centenas de seguidores!! (#sqn).
Sem falar nos banhos de cachoeira que seriam revigorantes naquele calor danado do verão baiano. Também esperava que pudéssemos passear alegremente por trilhas pouco exploradas e descobrir aquele cantinho escondido para fazer um piquenique em família, à beira de um riacho. Não vou nem comentar das expectativas do Léo que, na inocência dos seus 7 anos, no fundo imaginava que ainda pudesse encontrar um diamante escondido em algum lugar!
Chapada Diamantina
"Garimpando" - vai que...
Pois bem... antes de prosseguir sua leitura, é bom falar de cara que eu amei esta viagem e me sinto privilegiada por ter conhecido a Chapada. Não quero passar uma imagem negativa deste destino turístico que eu recomendo fortemente para todo mundo! Reforço ainda que nossa experiência com criança (7 anos) foi muito tranquila.

Mas... foi basicamente o oposto das minhas expectativas. Vamos entender porque:

1) Choveu!!! Afinal, eu moro num país tropical e todo mundo sabe que pode chover um pouquinho em janeiro. Mas um pouquinho, né, São Pedro? Parece que eu fugi da aula de geografia, ou que 15 anos de praia em Ubachuva não me ensinaram nada. Mas não era de se esperar tantos dias seguidos de chuva... 

2) Choveu mais um pouco, afinal nossas últimas viagens têm me lembrado um desenho antigo da família Addams, em que uma nuvem seguia o carro deles, para onde fossem.
Eu estou até pensando em oferecer nossos serviços climatológicos lá no deserto do Atacama! Gente, ia ser notícia: família leva chuva ao Atacama, após anos (hahahaha). Deixa pra lá... 
Para quem não sabe como foi nossa viagem anterior pelo Reino Unido pode ter uma ideia com este post aqui. Mas basicamente era assim: se acordávamos em uma cidade e estava Sol, pode crer que estávamos de partida! 
Chapada Diamantina
Este rio quase transbordou
Curioso é que uma cachoeira que visitamos no segundo dia, foi fechada dois dias depois por causa do volume de água. E alguns rios da região estavam perto de transbordar!!

3) Teve uma queimada muito grave alguns meses antes da nossa viagem - e até por isso, a chuva foi mais que bem vinda pelos locais. Mas muitas áreas estavam queimadas e dava um ar meio triste à paisagem. Porém, o cerrado é um bioma muito resistente e eu tenho certeza que agora pouco se vêem sinais da queimada.
4) Fez "frio" Não, eu não estou brincando. Quando fizemos check-in na pousada, rimos do fato de ter cobertor no quarto. Pois lá pela segunda noite, eu quase pedi mais um cobertor pro dono da pousada. Mas vamos esclarecer: foi "frio" para os padrões do clima da Bahia, tá?
5) Estava cheio! Em janeiro, a chapada não é, digamos, vazia. Em Lençóis, estava tendo o festival Ressonar e a cidade ficou bombando! Pra dizer a verdade, até me surpreendeu positivamente ver a cidade tão movimentada!
Chapada Diamantina
As nuvens, no alto do Pai Inácio
Não tive nem coragem de postar minha foto do Pai Inácio no Instagram! Ficamos esperando o tempo melhorar (brasileiro não desiste nunca?) e como não tinha melhorado mesmo, fomos do jeito que deu, no último dia. Foi muito bacana ver as nuvens de cima do morro (kkk)! 


Gostou do Post? Salve no Pinterest


__________________________________________________________
Procurando hospedagem na Chapada Diamantina ou em qualquer lugar do mundo? Que tal reservar pelo Booking, nosso parceiro? Você não paga nada a mais, e nós ganhamos uma pequena comissão! Veja as opções clicando no banner abaixo:

___________________________________________________________

Mas não custa repetir: no final, ainda conseguimos curtir o passeio e no tempo que o clima deu uma trégua, visitamos pontos muito legais como Igatu e outros passeios a partir de Lençóis

Para ver todo nosso roteiro pela Bahia, clique aqui e repare que a chuva deu um sossego quando fomos para o litoral (ufa!).

Planeje sua viagem!

Se você gosta de nossas dicas e acompanha o blog, que tal fazer as reservas de sua próxima viagem através de nossos parceiros? Você não paga nada a mais e nós ganhamos uma pequena comissão! É só seguir os links:
Reserve seu hotel pelo Booking ou alugue um espaço pelo AirBnb
Alugue um carro pela Rentcars, parcele as reservas e tenha atendimento em Português!
Faça seu seguro viagem com desconto na Seguros Promo - use o código TRILHASECANTOS5 e ganhe 5% de desconto na sua compra!
Pesquise passagens aéreas com ótimas tarifas no Viajanet
Compre seu Chip de Celular para usar no exterior e receba em casa, antes da viagem

Já está nos seguindo?

Fique por dentro de todas as postagens, acompanhando nossas redes sociais: FACEBOOKINSTAGRAMPINTEREST, TWITTER. Assine também nosso FEED! Assim, você não perde nenhuma novidade!

16 comentários

  1. Ri muito... Já fui prá lá duas vezes em janeiro e duas vezes em março. Foram quatro viagens e em todas peguei muita chuva e sol ao mesmo tempo. Até tromba d´água! Vi Pai Inácio nubladinho e também me deslumbrei com um pôr do sol que foi um dos mais belos que vi em minha vida! Não tem como não amar a Chapada, aquele lugar é mágico, não? Louca para voltar! Com chuva, sol ou ambos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. kkkkk. Verdade, Mônica, este lugar é mágico mesmo! Hei de voltar e pegar um tempo melhor!!!! Abraços!

      Excluir
  2. Ainda não conheço, mas minha irmã fala tanto de lá que até eu que não sou muito chegada a caminhar no mato fiquei com vontade de conhecer. Sem contar que as fotos que vejo de lá (não as suas, sorry rsrsrsrs) são fantásticas!!
    O legal é que vocês mantiveram a positividade e souberam tirar o melhor da viagem, apesar do clima! essa é a melhor atitude pra qualquer viagem dar super certo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Simone, bora lá viajar com a sister!!! Obrigada, querida! bjs

      Excluir
  3. Dei sorte de ir numa época com pouca chuva. Só garoou mal e porcamente um dia. Maio é então uma boa época para ir? Que bom!! To rindo aqui da sua amizade com São Pedro rs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Camila, pelo jeito, a estação seca é de março a novembro, né? São Pedro e eu = BFF... kkkk

      Excluir
  4. Vou com voce nessa viagem entao, ja que fui para Las Vegas e choveu um dia, kkkkkkkkkk! Falei, meu Deus, vai cair o aviao, ja que choveu em Las Vegas e fez ate tempo fresco no nosso ultimo dia! Mas brincadeiras a parte, que pena que fez esse tempo feio, mas que bom que teve a oportunidade de ir para a Chapada, deve ser lindo mesmo com chuva! Bjs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gente, como é bom dar um depoimento assim... aí a gente descobre que tem um monte de amiguinhos de São Pedro espalhados por aí!! beijocas

      Excluir
  5. Liliane, tô rindo muito aqui com o início do post! kkkk choveu. choveu mais um pouco. kkkk que droga né? Mas não dá nada, ainda bem que conseguiram aproveitar depois! Morro de vontade de conhecer, mas vou pesquisar bem pra não ir na época das chuvas!

    Clau
    @AsPasseadeiras

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Claudia, mas sabe que o dono da pousada disse pra gente que se ele tivesse que escolher, ele jamais iria em julho... diz que tem pouco volume de água e as cachoeiras estão geladas... vai saber!!

      Excluir
  6. Tá parecendo a minha viagem para Cancun onde tb choveu torrencialmente! :(
    Mas... são "ossos do ofício", não há nada o que fazer a não ser aumentar a vontade de voltar (como se precisássemos disso)!

    Já estive na Chapada e tive dias lindos. Mas agora estou tentando lembrar aqui na minha memória em que mês foi, para não errar da próxima vez que levar as crianças!

    Bjs, adorei o bom humor do post!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Sut-Mie!! Nossa! Dizem que Cancun nunca chove, né? E se eu te contar que quando viajávamos eu e o marido, sempre demos muita sorte com o tempo? Até apelidamos o Léo de "Climatempo" (kkk). Beijocas!

      Excluir
  7. hahahahaha, eu na Disney Paris, nadando com o Mickey, lente da máquina daquele jeito, montanha russa que a chuva machucava o rosto.... hahahaha. Com todo mundo amiga.... :) Beijinhos.

    ResponderExcluir
  8. Lili, adorei o bom humor do post.
    Nem sempre tudo acontece como planejamos. Vamos pensar pelo lado bom, agora sobram motivos para voltar.

    Beijão,
    Fran @ViagensqueSonhamos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fran, quero muito voltar! Mas não em janeiro!! kkkk
      beijos!!!!

      Excluir

Queremos saber sua opinião! Deixe um comentário!!!