Trilhas e Cantos: Gastronomia

Mostrando postagens com marcador Gastronomia. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador Gastronomia. Mostrar todas as postagens

Café Pushkin em Moscou: um lugar cheio de história e poesia

27 de agosto de 2021

O Café Pushkin fica no coração de Moscou, em uma mansão barroca do século XIX e já se consagrou como um dos pontos gastronômicos mais badalados da capital russa. Seja para um café, sobremesa ou refeição, é um restaurante bastante procurado tanto por locais quanto por turistas. Neste post vou contar um pouquinho da história do Café Pushkin e também a nossa experiência por lá.

14

Moscou: onde comer e o que provar

13 de agosto de 2020

Moscou é surpreendente em todos os sentidos e não poderia ser diferente com a gastronomia. Com restaurantes bem diversificados e food markets moderninhos, não vai faltar comida boa em Moscou. Neste post, selecionei alguns lugares e sabores para agradar seu paladar. Então, vamos conferir onde comer e o que provar em Moscou?
0

Receita de Khachapuri - um prato típico da República da Geórgia

25 de abril de 2020


Khachapuri é uma iguaria da Geórgia, um país da antiga União Soviética. E talvez por isso, é um prato super popular na Rússia. Os restaurantes georgianos existem aos montes em cidades como São Petersburgo e Moscou e se você visitar esses lugares, não pode deixar de provar este prato que lembra muito uma esfirra aberta! Mas se uma viagem à Rússia ou à Geórgia não está em seus planos, confira essa receita e tente fazer em casa!
0

Borriello: azeite premiado no sul de Minas Gerais

16 de maio de 2018

Azeite Borriello Fazenda 3 Barras
Foto: Carla Retuci

A Fazenda 3 Barras, produtora do azeite Borriello, fica em meio a um cenário bucólico, cercada por montanhas da Serra da Mantiqueira em Andradas, MG. Já há alguns anos, fiquei sabendo que havia plantação de oliveiras e produção de azeite de oliva na região, impulsionada por pesquisas que começaram em Maria da Fé, MG. E foi desta pequena cidade que vieram as primeiras mudas de oliveiras plantadas na fazenda em 2008.
4

Food Lover's Market: um mercado no coração de Cape Town

7 de fevereiro de 2018

Food Lover's Market Cape Town

Que amamos Food Markets não é segredo pra ninguém! Tem coisa melhor do que escolher o que e o quanto você quer comer e se alimentar bem, pagando um preço justo? Na nossa última viagem para a África do Sul conhecemos um mercado muito bacana no centro de Cape Town, onde fizemos uma deliciosa refeição! Então, vamos passear pelo Food Lover's Market?
2

Cantina Tatini: experiência gastronômica em Sapucaí Mirim, MG

7 de novembro de 2017
Catina Tatina - Sapucaí Mirim

A Cantina Tatini, fica na pequena cidade de Sapucaí Mirim, sul de Minas Gerais, próxima a São Bento do Sapucaí, SP e Campos do Jordão. Mais que uma refeição, um almoço ou jantar no restaurante é uma experiência!
Privilegiando ingredientes locais, o chef Roberto Tatini prepara as massas frescas em sua cozinha aberta, aos olhos dos clientes. A cantina é familiar em seu mais puro sentido: é tocada por Roberto e pela esposa e eventualmente as filhas ajudam a servir as mesas.
4

Mercados pelo mundo: a escolha de blogueiros de viagem!

2 de julho de 2017
Foto: Blog No Mundo da Paula
Os tradicionais mercados de comida vem ganhando cada vez mais popularidade entre viajantes e locais do mundo todo. Os mercados são atrações turísticas imperdíveis, e não há forma melhor de conhecer a gastronomia e os costumes locais. Já visitamos muitos mercados pelo mundo, e eu contei minha seleção neste post aqui: 10 mercados de dar água na boca
Agora é a vez de 10 blogueiros de viagem contarem quais são seus mercados favoritos no mundo! Vamos passear (e salivar) com a gente? 
8

Os melhores food markets: dez mercados de dar água na boca!

4 de junho de 2017
Os food markets estão em alta e combinam bem com quem tem um ritmo rapidinho de viagem. Afinal, na maioria das vezes, as comidas estão prontas e é só escolher! Mas, calma! Eles também são muito bons em um conceito de slow travel. Afinal, imagine comprar produtos locais e cozinhar em um país diferente? 
Fiz uma lista de mercados que já conhecemos mundo afora, mas já adianto que ainda há uma lista enorme que ainda queremos conhecer! A boa notícia é que existem ótimos mercados no Brasil! Então, vamos passear com a gente por mercados de dar água na boca?
6

Receita de quiche de palmito com queijo canastra

23 de março de 2017
Quiche é um prato da culinária francesa, mas é possível adaptar com ingredientes brasileiros. E por que não usar queijo da Serra da Canastra na receita? Melhor ainda se adicionarmos palmito - o resultado é surpreendente e delicioso. Vamos conferir esta receita fácil de quiche com queijo canastra e palmito? 
0

California: um paraíso da Craft Beer

26 de outubro de 2016

Fazer a própria cerveja é algo que vem ficando cada vez mais comum. O movimento da craft beer, ou cerveja artesanal, começou forte nos Estados Unidos, vem ganhando o mundo e já chegou à nossa casa, em Limeira. Então, quando surgiu a ideia de uma blogagem coletiva sobre viagens gastronômicas, pensei: por que não falar de cerveja?  
Sempre que vamos sair em viagem, uma das coisas que pesquisamos é onde tem cerveja artesanal por perto. Este ano, fizemos nossa primeira viagem em família para a California e nos surpreendemos com a quantidade de opções de cervejas, em todo lugar por que passamos. 
24

Festa do Biscoito em Pocinhos do Rio Verde 2019

13 de julho de 2016
Festa do Biscoito Caldas MG
A Festa do Biscoito movimenta a pequena vila de Pocinhos do Rio Verde, MGO festival leva muitos turistas que aproveitam para curtir o frio em Pocinhos, lotando os poucos hotéis e pousadas que existem por lá! A festa acontece no "quintal" do balneário. São montadas tendas e inúmeras barraquinhas, junto aos fornos de barro onde são produzidos os tradicionais biscoitos de polvilho e as broas de fubá. 
13

Mercado de Pinheiros: o mais "novo" espaço gourmet de São Paulo

12 de junho de 2016
Mercado de Pinheiros São Paulo

O Mercado de Pinheiros - e seu projeto de revitalização - é uma ótima novidade em espaço gourmet, especialmente para quem gosta de passear em São Paulo  e escolhe se hospedar na região de Pinheiros. 


Mercado de Pinheiros São Paulo

3

Eataly em São Paulo: saiba tudo sobre este mercado!

7 de junho de 2015
Eataly é uma rede italiana de food markets com unidades espalhadas pelo mundo. Em São Paulo, foi inaugurado em maio de 2015. Estivemos logo após a inauguração e algumas vezes depois. 
Visão geral do interior do Eataly
Então, planejamos uma ida a São Paulo e incluímos o Eataly em nosso roteiro gastronômico. Fomos em uma sexta-feira de feriadão emendado e, talvez por isso, estivesse tão movimentado. 
0

Comer bem é na Espanha!!

31 de agosto de 2014
Em poucos lugares eu me lembro de ter comido bem como na Espanha. Apesar de termos conhecido apenas Madri, Toledo e algumas cidades da Andaluzia (Córdoba, Sevilha e Granada), e não termos conhecido nenhum restaurante "famoso", voltamos com uma saudade imensa dos sabores que experimentamos por lá.
Eu não estou falando de alta gastronomia, mas até poderia, já que o restaurante considerado o melhor do mundo em 2013 (3 estrelas no Guia Michelin) fica em Girona, a 102 km de Barcelona. Estou falando de comer com utensílios descartáveis, em pé, às vezes disputando um lugar e, ainda assim, se impressionar com a qualidade da comida. 
Existem algumas razões para a Espanha ter encantado nosso paladar, e algumas delas são: o azeite, as paellas, as "tapas" e (principalmente) o presunto cru


O presunto ibérico: um tesouro espanhol

Perdi a conta das vezes que entrei em empórios e não queria mais sair, pois ficava quase que hipnotizada por aquele cheiro de "jamon" no ar!! 
Presunto Ibérico
Duas paixões: o Léo e o presunto ibérico!!
Ibérico ou Serrano?? Eu achava que existia "presunto Pata Negra" e que o mesmo era excelente. E ponto final!! Mas eu fui descobrir que entre o muito bom, o excelente e o perfeito, existe uma grande variedade!
Aprendi que Pata Negra é, na verdade, uma espécie de porco autóctone da Espanha. Variam as formas de criação (e alimentação, é claro) do porco. O jamon serrano é o pata negra mais barato, do porco criado e alimentado de forma menos controlada. Já o ibérico é aquele em que o porco só come "bellota" (hein??). E ainda existe uma categorização por "J": de 1 a 5 jotas. E quanto mais "J", melhor!!
0