Patrimônios da Unesco: Castelos e fortificações do Rei Eduardo I no País de Gales

26 de agosto de 2016
País de Gales
Ao reconhecer um local ou monumento como patrimônio da humanidade, a Unesco (Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura) admite que este tem importância única e deveria ser mantido e preservado para as futuras gerações. 

País de Gales

Visitar um patrimônio da Unesco pode ser uma experiência incrível e, por isso, um grupo de blogueiros se reuniu para fazer uma listinha bem bacana destes lugares espalhados pelo mundo! (confira lá no final do post a lista de todos os blogs participantes!). Você vai notar que tem vários lugares no Brasil e também parques, que são patrimônios de beleza natural!
Escolhi contar um pouquinho sobre um conjunto de castelos medievais no País de Gales, que visitamos em julho de 2015.



As fortalezas de Eduardo I:

O País de Gales possui mais de 640 castelos em seu pequeno território - pouco mais de 20.000 km². É o país com a maior concentração de castelos proporcionalmente ao tamanho. São inúmeras fortificações, muitas desde a Idade Média. Herdeiros dos celtas, os galeses têm uma história e cultura riquíssimas, com marcas das disputas e batalhas pela sua liberdade e independência.
País de Gales
Castelo de Harlech
No século XIII, O Rei inglês Eduardo I, conhecido por "resgatar a glória da Inglaterra" conquistou e dominou o País de Gales, ao derrotar seu último príncipe nativo. E para manter seu domínio, construiu várias fortificações para conter ataques dos "rebeldes" galeses.
Em 1986, o conjunto de 4 castelos fortificados ao longo da costa norte, erguidos sob o domínio deste rei, foram declarados Patrimônio da Unesco, por serem exemplos ímpares de arquitetura militar do século XIII. São elesBeaumaris, Caernarfon, Conwy e Harlech. Com exceção de Beaumaris, conhecemos 3 castelos em um dia, sendo que visitamos o interior apenas de Harlech e Conwy.
País de Gales
Castelo de Conwy
Passear por estes castelos na região de Gwynned é como voltar ao passado. As torres, as balas de canhão, o que restou dos aposentos reais, a grama que cresce mostrando o poder do tempo... tudo remete à Idade Média. Vamos saber um pouquinho mais sobre estes lugares?


Harlech:

Erguido sobre uma elevação à beira-mar, o castelo ainda hoje conserva várias torres que permitem ter uma bela vista do mar. Mas é claro que não foram construídas para os guardas ficarem lá contemplando, né? 
País de Gales
Vale lembrar, que há mais de 700 anos, quando foi construído, podia se chegar de barco ao castelo, mas com o passar do tempo, o mar recuou centenas de metros.
País de Gales
País de Gales
O local é perfeito porque podemos ver a cidade, o mar e além, ficando fácil prever a chegada de inimigos. Harlech não tem nenhum grande acontecimento digno de nota, mas vale a visita, porque além do castelo, a cidade também é muito simpática!
País de Gales
País de Gales
País de Gales
Para visitar: diariamente, das 9h30 às 18h (durante verão). Preço: 6 libras (adulto)
Para saber mais: site oficial

Veja posts sobre outros patrimônios da Unesco que visitamos no Reino Unido:
Bath


Caernarfon:

Diz a lenda que os galeses queriam um príncipe nascido entre eles. Assim, o rei Eduardo prometeu que eles teriam um príncipe nascido em Gales e que não falasse uma palavra de inglês. O rei trollou a turma levou sua esposa grávida, para dar à luz no Castelo de Caernarfon e cumpriu a promessa. #tevegolpesim (kkk). Assim nasceu a tradição de que o primogênito do rei da Inglaterra levaria o título de Príncipe de Gales. Ah, agora deu pra entender o título da Lady Di, hein?
País de Gales

Olha... sei que não é assunto deste post, mas a história deste príncipe e sucessor do trono - Eduardo II - faz Game of Thrones parecer desenho infantil. Teria sido praga dos galeses?? rsrs
País de GalesEm  Caernarfon, a vista do castelo domina, mas além dele, ainda há boa parte da muralha que cercava a cidade na Idade Média. Embora nos impressione pelo seu estado de conservação, é bom lembrar que o castelo passou por um rico processo de restauração no século XX, mas buscaram manter todas suas características originais.

País de Gales
Para visitar: horários variam durante o ano, mas em geral abre às 9H30. Consulte detalhes neste site. Preço: 7,95 libras (adulto)
Para saber mais: site oficial


Conwy

Este castelo foi palco de uma revolta: sua construção custou caríssimo aos galeses, que pagavam altos impostos à Inglaterra. Mas o rei só dormiu lá uma vez. Pra falar verdade, ele ficou sitiado, porque o castelo foi cercado e quase conquistado pelos galeses!!! 
Embora considerem o castelo de Caernarfon o mais conservado de todos, eu gostei mais do visual de Conwy, porque a estrutura ainda é original, ao passo de Caernarfon foi restaurado.
País de Gales
País de Gales
País de Gales
País de Gales
País de Gales
Em seu interior, é possível conhecer onde eram os aposentos reais, a cozinha (que ainda tem partes dos fornos), além de subirmos em várias torres.

Para visitar: os horários variam, mas a maior parte do ano, o castelo abre às 9h30 e fecha às 17h (veja mais neste site). Preço: 7,95 libras (adulto)
Para saber mais: site de Conwy

Beaumaris

Este castelo (que não chegamos a conhecer) estava destinado a ser o ponto mais importante do "círculo de ferro" construído pelo rei inglês. Começou a ser construído em 1295, mas nunca foi concluído. Um motivo forte para isso é que o rei começou a ficar pobre a enfrentar problemas financeiros e dificuldades diversas, como a resistência dos escoceses.
País de Gales
Imagem: https://commons.wikimedia.org
Beaumaris tem o projeto era de um castelo simétrico, que além de muito seguro (com várias muralhas a serem ultrapassadas), deveria ser bonito. E diferentemente dos outros, era cercado por fossos (por que mesmo que não chegamos a Beaumaris? rsrs)
País de Gales
Imagem: https://commons.wikimedia.org
Para visitar: durante o verão, abre às 9h30 e fecha às 18h. Se informe neste site: Preço: 6 libras (adulto)
Para saber mais: site de Beaumaris

Para fazer o roteiro completo, abaixo  há um mapa (clique para zoom) com a localização dos castelos e fortificações de Eduardo I:


_________________________________________________________
Procurando hospedagem no Reino Unido ou em qualquer lugar do mundo? Que tal reservar pelo Booking, nosso parceiro? Você não paga nada a mais, e nós ganhamos uma pequena comissão! Veja as opções clicando no banner abaixo:

_________________________________________________________
Gostou do post? Espero que sim! Para não perder nenhuma novidade, fique ligado(a): Já curte a página no facebook? Segue nosso Instagram? Assine também nosso feed

Alguns dados deste post foram retirados do Guia Visual Folha de São Paulo - Inglaterra, Escócia e País de Gales, além dos sites citados no post.

Pronto! Agora só falta conferir as dicas de outros blogueiros!

- Lolepocket - Como explorar o melhor das ilhas gregas: um dia em Delos 
- Foco no Mundo - Patrimônios da UNESCO para visitar no Brasil 
- Destinos por onde andei... - Salvador, Patrimônio Mundial da Unesco 
- Mariana Viaja - Conjunto da Pampulha, novo Patrimônio Mundial da Unesco 
-Pegadas na Estrada - 15 Parques Nacionais Patrimônios da Unesco que você precisa conhecer 
- Família Viagem - Patrimônio Mundial da UNESCO: Estátua da Liberdade 
- Viagens que Sonhamos - Pampulha, conhecendo o novo Patrimônio Mundial da Unesco 
- Pequeno Grande Mundo - Patrimônios Mundiais da UNESCO em Malta 
-Viagens Invisíveis - Os inacreditáveis templos de Angkor, Camboja 
- Mineiros na Estrada - O que ver e fazer em Machu Picchu 
- Outro blog - Chapada dos Veadeiros | Alto Paraíso de Goiás 
- Mochilão Barato - Missões Jesuítas no Paraguai 
- Asas pra que te quero - Castelos da Inglaterra: a história da sombria Torre de Londres 
- Vaneza com Z - Patrimônios da Humanidade em Portugal: Sintra e Porto 
- Trilhas e Cantos - Patrimônios da Unesco no País de Gales: Castelos e Fortificações do Rei Eduardo I 
- Projeto 101 Países - Persépolis: a joia preciosa do Irã 
- Volto Logo - 7 Patrimônios Culturais da UNESCO para conhecer na América Latina 
- Atravessar Fronteiras - Ouro Preto: perfeita aliança entre história e modernidade 
- Uma Senhora Viagem - Olinda, Linda Cidade, Lindo Patrimônio 
- Coordenadas do Mundo - 8 Patrimônios da Humanidade para visitar na Austrália 
- Olhares pelo mundo - Cidade Histórica de Ayutthaya, Patrimônio da UNESCO a um Pulo de Bangkok 
- Cantinho de Ná - Palácio de Versalhes. Patrimônio UNESCO com louvor 
- Trippolis - Distrito Histórico de Quebec 
- Viviendo en el México Mágico - México e a UNESCO! 
- Devaneios de Biela - Fortaleza de Suomenlinna: Patrimônio Histórico em Helsinki 
- De Mochila e Caneca - Catedral de São Basílio, a igreja mais bonita do mundo! - Ligado em Viagem - Hierápolis-Pamukkale, lindo Patrimônio Mundial da Unesco na Turquia 
- Por aí com os Pires - Foz do Iguaçu - Parque Nacional do Iguaçu 
- Apure Guria! 5 dicas para visitar o Angkor no Camboja 
- E aí, Férias! - Ouro Preto, a cidade patrimônio cultural da UNESCO e ponto focal da Estrada Real 
- Virando Gringa - Cidade Proibida - Patrimônio Mundial da Humanidade na China 
- Tá indo pra onde? - Patrimônios da UNESCO na Alemanha 
- Na dúvida, embarque - Itália: o país com mais Patrimônios da Humanidade 
- Destino Mundo Afora - Cinco patrimônios mundiais da Unesco para visitar no Brasil e Estados Unidos

32 comentários

  1. Fiquei com vontade de conhecer... Game of Thrones no chinelo kkkk

    ResponderExcluir
  2. Uauu, que lugar lindo!!! Amamos castelos e cidades medievais. No Reino Unido, conhecemos apenas a Inglaterra. A nossa intenção é voltar e rodar boa parte da região, incluindo Escócia, Irlanda e, agora, País de Gales! Parabéns pela matéria, super inspiradora. Abraços, Cristina e Renato - Blog Pegadas na Estrada

    ResponderExcluir
  3. Tudo tão lindo... quero conhecer. Já anotei todas as dicas. :)

    ResponderExcluir
  4. Adoro castelos/fortalezas/palácios e afins. Essa é sua indireta pra eu ir pro País de Gales?? hahahaha

    ResponderExcluir
  5. Que lindoooo! Estou encantada! Castelos são construções fascinantes. Amei as fotos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada, Gezaine!! Também tenho paixão por castelos!!!

      Excluir
  6. Muito legal! Queria muito ter conhecido o País de Gales e ainda espero visitá-lo! Amei o último castelo! Belíssimo!

    ResponderExcluir
  7. Que maravilha de post, pelo visto você conhece muitas coisas legais no País de Gales. Quando eu for vou pegar umas dicas com você.

    ResponderExcluir
  8. País de Gales realmente é sensacional. E ainda coroado com um Patrimônios da UNESCO desse porte.

    ResponderExcluir
  9. Ai como qeu queria conhecer tudo isso aí! País de Gales , pelo seu relato e fotos deve ser feito pra mim... Esse meu sangue europeu que está tirando férias aqui no México! rs Adorei Li, como sempre. Bjs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. hehehe, boa, Mel! Eu amei, viu? Tenho paixão por história medieval...

      Excluir
  10. Fui lendo e ficando cheia de vontade de conhecer. Fotos lindas!!! Parabéns.

    ResponderExcluir
  11. Que gracinha os castelos! Ainda acho muito confusa a historia do Reino Unido. "Acho" que preciso conhecer os países que fazem parte para entender de uma vez por todas ;)
    Ótimo post, parabéns!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cris, o problema é que a história deles é muito comprida...rsrsrsrs
      Obrigada pela visita e pelo comentário! Bjs

      Excluir
  12. Este post vai para os meus favoritos! Mudei recentemente para Londres e ainda não visitei o País de Gales! Fiquei encantada com os castelos! Excelente post! :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Opa!!! Que bom que gostaram! Vá visitar Gales, sim! Vale muito a pena!

      Excluir
  13. Amei o post ! Amei a pose do Léo ! Lindo roteiro, o castelo mais lindo de todos é o último. As fotos são lindas.Só conheço Londres ! Caramba tem que ter muita promoção de passagem aérea. Meu marido ama Castelos Medievais.

    ResponderExcluir
  14. Quantos castelos em um só país!!!
    Adorei a história e as curiosidades sobres eles!

    Abraço

    ResponderExcluir
  15. Que construções incríveis!! Dá pra se sentir em um filme ou série medieval, né? haha. Lindo lindo!

    ResponderExcluir
  16. Adoro castelos! Parabéns pelo post e por divulgar um destino que pouco conhecemos! ;)

    ResponderExcluir
  17. Curti muito o harlech e beaumaris! Me surpreendi com um pais pequenos com tanto castelo hehe
    Abraço

    ResponderExcluir

Queremos saber sua opinião! Deixe um comentário!!!