Käthe Wohlfahrt, na Alemanha: uma loja onde é natal o ano inteiro

Hoje o Trilhas e Cantos está participando de uma Blogagem Coletiva com vários outros blogs amigos com dicas e roteiros de viagem para aproveitar melhor esta data tão especial!!! 
Mas, e se existisse um lugar onde o Natal durasse o ano todo?? Pois bem, este lugar existe e fica na Alemanha!!! De quebra, vou contar neste post um pouquinho sobre algumas tradições alemãs na comemoração do natal...
Käthe Wohlfahrt Rothenburg ob der Tauber
Há um tempo atrás, uma amiga me contou que havia uma loja produtos de natal em Rothenburg ob der Tauberna Alemanha, e que era só entrar lá e ser transportado(a) para esta época mágica do ano!
Quando estava planejando nosso roteiro pela Rota Romântica, me lembrei dessa história e como eu adoro natal, já coloquei na lista de atrações a serem visitadas. 
Conhecemos Rothenburguma cidadezinha de ares medievais, em pleno mês de julho e a temperatura batia os infernais "agradáveis" 36 graus! Depois de passearmos por escaldantes calçadas de pedra, fomos procurar esta bendita loja. Confesso que, a esta altura, eu já estava mais interessada no ar condicionado!! 
Käthe Wohlfahrt Rothenburg ob der Tauber
imagem: <http://bavaria.travel>
O carro do Papai Noel, estacionado em frente à loja, já anunciava que o passeio seria muito legal. Mas nem nos melhores sonhos com a árvore de natal perfeita, eu poderia imaginar o quanto eu iria ficar impressionada com os produtos: soldadinhos quebra-nozes, presépios, incontáveis bolas, papai noel de tudo que é jeito, caixinhas de música, pirâmides... 
Käthe Wohlfahrt Rothenburg ob der Tauber
Presépio fofura que comprei!
E não é só isso: as vitrines, os enfeites e até os uniformes dos vendedores são lindamente decorados e não simplesmente dispostos em estantes por categorias... Dá vontade de levar tudo, mas os preços são meio altos... No final, eu garimpei muito e achei um mini-presépio por pouco mais de 8 euros e um (apenas unzinho....) soldadinho quebra-nozes. Mas mesmo sem sair com a sacola cheia, o passeio já vale a pena. 

Como tudo começou...

A história da loja começou por causa de uma caixinha de música: Wilhelm Wohlfart quis presentear um amigo que ficou fascinado com uma caixinha de música de presépio, mas não conseguiu encontrar, porque o natal havia passado e todas as lojas já tinham guardado os enfeites. Quando enfim encontrou, teve que comprar 10 exemplares, pois o fornecedor só venderia no atacado. Wilhelm arriscou. Presenteou seu amigo e tentou vender as 9 caixinhas que restavam. Acabou dando tão certo que, mais tarde, ele decidiu abrir a loja no nome da sua esposa. 
Hoje, mais que uma loja, a Käthe Wohlfart é um lugar para preservar a memória do natal alemão. Aliás, anexo à loja, há o museu que conta a história do natal na Alemanha, desde o século XVIII.
Käthe Wohlfahrt Rothenburg ob der Tauber
Imagem: <http://bavaria.travel>
E por falar em história... tradições natalinas na Alemanha:
Os alemães costumam preservar com muito carinho as suas tradições. E existem algumas coisas bem típicas do natal por lá! Uma delas é a Pirâmide, um enfeite natalino que tem sua origem na região de Erzgebirge, lugar próximo à fronteira com a República Tcheca. 
O objeto tem uma forma piramidal com uma espécie de "moinho" em seu topo e, na base, tem velas e figuras tipicas do natal como anjos, ou até mesmo um presépio. Ao acender as velinhas, com o calor produzido pelo fogo, as moléculas de ar se movem mais rapidamente, expandindo-se e movimentando as abas do moinho.
Käthe Wohlfahrt Rothenburg ob der Tauber
Imagem: http://wohlfahrt.com/en/
Outra figura típica entre os enfeites natalinos é o soldadinho quebra-nozes que pode ser fabricado em diversos materiais, mas é mais comum em madeira.
Käthe Wohlfahrt Rothenburg ob der Tauber

O calendário do advento, foi criado pelos luteranos, para celebrar a preparação para o natal. Em geral, as famílias confeccionam em papel, tecido, ou outros materiais, um calendário que vai do dia 1º a 24 de dezembro. 
Imagem: <http://www.feminina.pt/como-fazer-um-calendario-do-advento>
Em cada dia há um tipo de janelinha que se abre e, atualmente, é costume das famílias colocarem docinhos para as crianças que ganham um agrado todo dia! 
Por falar nisso, outra coisa muito típica é uma guirlanda, com 4 velas que são acesas durante o mês - uma em cada domingo do advento! 
Por fim, o término do calendário coincide com a decoração da árvore! Sim, a maioria das famílias só monta a árvore de natal no dia 24 de dezembro! 

Hospedagem
Se estiver procurando hospedagem na Alemanha ou em qualquer outro lugar, reserve pelo Booking, nosso parceiro! É só clicar no banner abaixo:

Ah, já ia me esquecendo...
- Há lojas da rede também em outras cidades da Alemanha e até na Bélgica, França e Estados Unidos (em Stillwater)
- Não é permitido fotografar no interior das lojas ou do Museu do Natal!
- E se estiver passando por Rothenburg por esses dias, aproveite o mercado de natal que está acontecendo na Marktplatz, até dia 23/12/2015!!

Espero que tenham gostado! E por que não tentamos fazer como na Käthe Wohlfart? Vamos tentar conservar o espírito natalino durante o ano de 2016??

*** agradeço à minha amiga Caren Tolksdorf, alemã que mora no Brasil e que há anos me encanta com as histórias de natal da Alemanha. Foi ela que me contou sobre estas belas tradições em seu país!

Não deixe de ler também os posts dos outros blogs sobre o Natal ao redor do mundo:
1) NOVA YORK - Família Viagem - 10 atrações de Natal em Nova York
2) ALEMANHA - Ligado em Viagem - Dicas de comprinhas e comidinhas de Natal na Alemanha
3) BELO HORIZONTE - Destinos por onde andei... - Luzes de Natal em BH
4) NEW YORK - Cantinho de Ná - Como ver o Natal em New York em 10 passos
5) ORLANDO - E aí, Férias! - Dicas para aproveitar seu Natal em Orlando
6) AACHEN - A Li na Alemanha - Weihnachtsmarkt 2015 - A Feira de Natal de Aachen
7) HOUSTON - Vida de Estrangeira - Eventos Natalinos em Houston
8) ANTUÉRPIA - A Casa na Mala - Sinterklaas (São Nicolau): Como é Comemorado o Dia do Verdadeiro Papai Noel
9) PELO MUNDO - Nat's Corner - Natais dos Sonhos
10) ITÁLIA /ROMA - Blog VoupraRoma - Como é o Natal em Roma?
11) CURITIBA - Pequeno Grande Mundo - Curitiba: a Capital do Natal em dezembro
12) ROTHENBURG OB DER TAUBER - Trilhas e Cantos - Käthe Wohlfart: uma loja onde é Natal o ano todo
13) RIO DE JANEIRO - Por aí com os Pires - Árvore da Lagoa - A maior árvore de Natal flutuante do Mundo
14) HOLANDA - Turista Fulltime - O Natal na Terra dos Tamancos
15) MONTEVIDÉU - Viajando por Aí - A Magia do Natal no Uruguai
16) ORLANDO - Viajando em Familia - Como é o Natal na Disney?


Já está nos seguindoFique por dentro de todas as postagens, acompanhando nossas redes sociais: FACEBOOKINSTAGRAMGOOGLE + e TWITTERAssine também nosso FEED! Assim, você não perde nenhuma novidade!

11 comentários

  1. Adorei, que lugar lindo, ainda mais que adoro Natal!

    ResponderExcluir
  2. Que loja mais linda!! Pô, fiquei curiosa com o bonequinho, cadê a foto? rs

    ResponderExcluir
  3. Amei!!! Nossa, eu ia ficar maluca em uma loja assim e acabar comprando um bocado! hahaha Amo Natal e decorações de Natal. Fui em um mercado de Natal em Berlim uma vez e fiquei completamente encantada. Nas cidades menores deve ser ainda mais bonito. :)

    ResponderExcluir
  4. Linda mesmo! Vou tentar visitar a da Bélgica!

    ResponderExcluir
  5. Fiquei louca por esta loja! Não consegui entrar na de Heidelberg pq já era tarde, mas encontrei sem querer a de Berlim e amei!!! Ainda não conheço Rothenburg!

    ResponderExcluir
  6. Nossa, quanta coisa linda! Minha irmã esteve nessa loja e ficou encantada.

    ResponderExcluir
  7. Amei conhecer todas essas tradições de Natal! E amei mais ainda o seu presépio! Uma fofura!!

    ResponderExcluir
  8. Adorei conhecer a loja e as lembrancinhas, pena não poder comprar daqui, quem sabe um dia? Parabéns pelo post incrível.

    ResponderExcluir
  9. Liliane adorei o seu Post! Viajei neste mundo encantado...Adoro esta magia do Natal! Parabéns! Beijos e bom natal!

    ResponderExcluir

Trilhas e Cantos. Tecnologia do Blogger.
Topo