10 dicas sobre a Alemanha

6 de dezembro de 2015
 Alemanha Viagem
A Alemanha é linda, cheia de atrações, tem uma história riquíssima e agitada vida cultural nas grandes cidades! Não faltam razões para incluí-la em sua lista de desejos e neste post há 10 dicas para você aproveitar melhor este país! Fizemos um roteiro de 10 dias pelo sul da Alemanha e a maioria das dicas aprendemos por lá mesmo. Mas eu adoraria que alguém tivesse me contado antes!!! Então, vamos às dicas?

1) Água com ou sem gás. As cores das tampinhas são diferentes do que se usa no Brasil. Para ser clara, é exatamente o contrário: a água sem gás vem em garrafas de tampa vermelha e as com gás, têm tampa azul. A tampinha prata indica que a água tem pouco gás. Deu o que fazer para descobrir isso!!!



água mineral Alemanha
Imagens: sites Nestlé Waters, Gerolsteiner e Bismarck

2) Velocidade nas estradas: quando houver placas sinalizando a velocidade máxima, respeite! Se não houver nada sinalizado, apenas no caso das autobahns, a velocidade é liberada. 
Pergunta frequente: Mas eles não correm muito na autobahn, né? 
Resposta: Mantenha-se na faixa da direita...


Placas de velocidade riscadas por cima (como esta na imagem abaixo) indicam que a placa não é mais válida!! Normalmente indicam que a partir deste trecho a velocidade está liberada, mas não custa nada ter cautela! Vale lembrar que em muitas estradas com pista simples não se podem ultrapassar os 70 km/hora!!!
3) Comprinhas: A D&M - Droguerie Markt é uma rede que tem até em cidades menores, como Füssen. Uma delícia para comprar cosméticos, além de produtos de supermercado como papinhas e sucos orgânicos para os miudinhos. E não adianta tentar ler rótulos dos produtos no supermercado. Se não fala alemão, esqueça... Mas se pedir ajuda, certamente alguém irá te socorrer!

4) Biergartens: estes "jardins da cerveja" existem em todos os tamanhos: em alguns casos, são apenas terraços com algumas mesas ao ar livre. Em outros, são tão grandes que têm até playground. E a melhor parte para quem viaja com criança: as mesas menos disputadas são aquelas perto dos brinquedos!!! 
Biergarten Alemanha
Outra coisa que achamos bacana é que em alguns biergartens (como o do Englischer Garten, em Munique) muitas famílias fazem um tipo de piquenique: levam as comidas e só pagam pela cerveja! Mas a dica mais importante: em todos eles, servem uma bebida chamada Radler que é uma espécie de cerveja misturada com refrigerante - soda limonada. Pegamos por engano e não gostamos... #ficaadica

5) Do you speak English?? Diz a lenda que "na Alemanha TODO mundo fala inglês". Nem sempre: nas cidadezinhas do interior, especialmente pessoas mais velhas, falam muito pouco ou (quase) nada de inglês. Nas cidades grandes, ao contrário, é bem mais provável encontrar english spoken. Assim, é muito útil procurar saber como se escreve e pronuncia o nome da cidade ou atração que pretende visitar. Tá... parece exagero, eu sei... mas se precisar pedir informação (mesmo que seja em inglês), vai estar preparado(a). Uma alternativa para isso é usar o tradutor do google e ativar o áudio.

6) As GastHofs (guest houses) são uma opção muito bacana e geralmente econômica de hospedagem, especialmente em cidades pequenas. Muitas delas são negócios familiares e têm restaurante, doceria e até cervejaria funcionando no mesmo local!
Uma Gasthof muito simpática nos Alpes
7) Think local/Pense local!! Se você aprecia cerveja, tome as regionais. Paulaner e Erdinger você pode tomar no Brasil. Os alemães são muito bons nisso, e qualquer cidadezinha pequena tem alguma cerveja local!! #compredopequeno!! E que tal trazer as "bolachas" de suas preferidas? Um belo souvenir!!

O Léo "adorando tirar foto" e um de seus
pratos preferidos...
8) Cuidado com os horários dos restaurantes!!! Pelo que pude ver, especialmente no interior, os alemães jantam cedo e por volta de 21h fecham a cozinha. Esta informação é particularmente importante para quem vai a cidades pequenas. Então, não chegue tarde, pois isto pode até ser interpretado como falta de educação. 

9) Menu kids: Uma boa pedida de comida para as crianças é o Schnitzel, um bife bem fininho de lombo de porco empanado, geralmente acompanhado de fritas no menu kids. Outro prato bem comum para crianças é o steak de frango, ou até mesmo uma boa salsicha acompanhada de batata frita! Ou seja: a criançada não vai passar apertada pra comer.


10) Atravesse na faixa e pare no sinal!!!
Isto não vale só para a Alemanha, mas para muitos países da Europa. Não atravesse "na louca", só porque não tem nenhum carro se aproximando! Use a faixa e respeite o sinal: se estiver vermelho para pedestre, simplesmente espere ficar verde!! 


Hospedagem
Se estiver procurando hospedagem na Alemanha ou em qualquer outro lugar, reserve pelo Booking, nosso parceiro! É só clicar no banner abaixo:


Já está nos seguindoFique por dentro de todas as postagens, acompanhando nossas redes sociais: FACEBOOKINSTAGRAMGOOGLE + e TWITTERAssine também nosso FEED! Assim, você não perde nenhuma novidade!

4 comentários

  1. Adorei as dicas, todas bem úteis. Não comprei muita coisa na DM pq não entendia nada dos rótulos rs. E quanto a água pedi ajuda a um garoto no mercado rs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Bianca! Obrigada!!! Nem fale dos rótulos!!! Eu também tive que pedir ajuda!!! Várias vezes!!! hehehehe

      Excluir
  2. Adorei o #compredopequeno!! Sou louca para conhecer a Alemanha! Agora jantar até as 21h!! Isso é um dado importante para planejar o roteiro!!

    ResponderExcluir
  3. Carla, eu sou suspeita para falar desse país! Quero muito voltar e conhecer outras regiões!! Abraços!

    ResponderExcluir

Queremos saber sua opinião! Deixe um comentário!!!