Praia de Pipa: o que fazer, onde dormir e comer

15 de novembro de 2015
Praia de Pipa, RN
Falésias - Chapadão
Que o litoral do Rio Grande do Norte é riquíssimo em belezas naturais, não é novidade! Mas eu não fazia ideia que Pipa teria muito mais a oferecer que praias bonitas. A vila é vibrante, cheia de restaurantes, bares, lojas, feirinhas de artesanato e de produtos orgânicos. Por isso, recomendo que seja mais que um destino bate e volta! Vá e fique, pelo menos uma noite!
A vila, localizada no município de Tibau do Sul, fica a 81 km da cidade de Natal e a 88 km do aeroporto internacional em São Gonçalo do Amarante. Seu nome foi dado pelos portugueses que passaram pela costa de navio e avistaram uma pedra com forma parecida a uma "pipa" - tonel de vinho.


Praia de Pipa, RN
Baía dos Golfinhos
O turismo começou a se desenvolver depois da década de 70, quando a antiga vila de pescadores foi descoberta por surfistas. Hoje, o lugar é famoso pelas baladas, que atravessam a noite e a madrugada!
Praia de Pipa, RN
Baía dos Golfinhos
A paisagem é marcada pelas falésias e, do alto destas, costuma se ter uma vista exuberante do Atlântico, especialmente em dias ensolarados.
As praias mais conhecidas são a do Madeiro e a Baía dos Golfinhos. As mais movimentadas são a Praia do amor e a Praia do Centro. Há ainda a Praia das Minas e a Praia de Sibaúma, mais afastada.


O que fazer por lá?

Além de nadar perto de golfinhos, mergulhar, fazer passeios de 4X4, Pipa também é um bom lugar para prática de surf e de Kitesurf.
Praia de Pipa, RN
Baía dos Golfinhos

Este foi nosso último destino em nossa road trip pelo nordeste. Chegamos em uma quinta-feira à tarde e partiríamos na sexta à noite. Deixamos as malas na pousada e já fomos caminhar até a Baía dos Golfinhos, aproveitando a maré baixa. 

Praia de Pipa, RN
Baía dos Golfinhos
Praia de Pipa, RN
Caminhando para a Baía dos Golfinhos
A praia é linda e foi uma delícia estar lá para ver o por do sol. Mas, infelizmente, os golfinhos ficaram nos devendo uma visita! À noite, ficamos no centro e escolhemos um restaurante para jantar. 
Praia de Pipa, RN
Praia de Pipa, RN
No dia seguinte, começamos a manhã de passeio parando nas falésias (Chapadão) para fazer algumas fotos! 
Praia de Pipa, RN

Praia de Pipa, RN
Vista no Chapadão
De lá, partimos para a praia de Sibaúmaonde o Rio Catu encontra o mar, e a travessia para a Barra do Cunhaú é feita por uma balsa "movida a feijão". Ou seja: não tem motor, é no "braço" mesmo!!!
Praia de Pipa, RN
Travessia do Rio Catu
Como a maré não estava alta, deixamos o carro estacionado em Sibaúma e atravessamos andando, com o Léo no colo! Do outro lado do rio, a praia tinha uma piscina natural que aproveitamos para explorar (leve sua máscara e snorkel, pois não tem para alugar). No local, há um restaurante, onde pedimos uma porção de peixe. 
Praia de Pipa, RN
Barra do Cunhaú
Praia de Pipa, RN
Depois de aproveitarmos nosso último dia de praia, ainda teríamos tempo para um banho de piscina e um passeio pelo centro de Pipa. Como nosso vôo era bem tarde, tivemos direito a mais um jantar delicioso em nossa viagem! Terminamos o dia já sentindo saudades destas férias inesquecíveis pelo nordeste!
Praia de Pipa, RN

Restaurantes:

Pipa tem muitas opções de restaurante! É só caminhar pelas ruas mais movimentadas do centro, espiar os cardápios e ver o que interessa. 
As principais são: Rua das Gameleiras, Rua da Albacora e Avenida dos Golfinhos. Se possível, deixe o carro antes da muvuca e vá à pé. 
Muitos restaurantes têm uma ótima vista, mas ela só será válida no almoço, durante a luz do dia. 
Na primeira noite, escolhemos um restaurante meio ao acaso, mas não foi nada de espetacular. Tanto que nem me lembro o nome. Na última noite, optamos por uma pizza, afinal, era sexta-feira (isso virou uma tradição familiar!). Escolhemos o Restaurante Terra Nostra. Bem ao lado, do mesmo dono, há o Café e Padaria central - A padaria estava com uma cara tão boa que fiquei com muita vontade de esperar até o café da manhã. Mas não foi dessa vez!!


Hospedagem: 

Há diversas opções de pousadas, hostels, hotéis e até camping. Nos hospedamos na Pousada Alto da Pipa e, no momento da reserva, foi oferecido um "late check-out". Achamos que valeria a pena e ficamos com o quarto até depois das 20h. Gostamos bastante, especialmente dos jardins e cantinhos externos da pousada, além do atendimento. (Rua Cruzeiro do Pescador, s/n)


Reserva de hotel/pousada: 


Se estiver procurando hotel nas praias do Nordeste ou em qualquer outro lugar do mundo, veja as opções pelo Booking, nosso parceiro! É só clicar no banner abaixo:


Planeje sua viagem!

Se você gosta de nossas dicas e acompanha o blog, que tal fazer as reservas de sua próxima viagem através de nossos parceiros? Você não paga nada a mais e nós ganhamos uma pequena comissão! É só seguir os links:
Reserve seu hotel pelo Booking ou alugue um espaço pelo AirBnb
Alugue um carro pela Rentcars, parcele as reservas e tenha atendimento em Português!
Faça seu seguro viagem com desconto na Seguros Promo - use o código TRILHASECANTOS5 e ganhe 5% de desconto na sua compra!
Pesquise passagens aéreas com ótimas tarifas no Viajanet
Compre seu Chip de Celular para usar no exterior e receba em casa, antes da viagem

Já está nos seguindo?

Fique por dentro de todas as postagens, acompanhando nossas redes sociais: FACEBOOKINSTAGRAMPINTEREST, TWITTER. Assine também nosso FEED! Assim, você não perde nenhuma novidade!



3 comentários

  1. Que pena que vocês ficaram tão pouco pela Pipa! Eu também tive uma experiência curta no passado e este ano voltei pra ficar por uma semana. Foi ótimo!

    ResponderExcluir
  2. Gabi, é um lugar que também quero voltar e ficar muito mais!!! Realmente vale a pena, né? Um beijo!!

    ResponderExcluir
  3. Muito linda a praia, um verdadeiro Paraíso. Sempre tive muita vontade de conhecer, agora mais ainda.Adorei o Post.

    ResponderExcluir

Queremos saber sua opinião! Deixe um comentário!!!