Londres: 10 dicas de outros blogs de viagem

16 de agosto de 2015
Big Ben Londres
Big Ben e o Parlamento













Londres, a capital da Inglaterra e do Reino Unido, é uma das cidades mais visitadas da Europa. Conhecida por pontos turísticos como o Big Ben, o parlamento, parques e pubs,  Londres também é famosa pelos preços altos e a cotação da libra não ajuda muito a desmentir este fato! 
Quando viajamos para Londres, no verão de 2015, fiz muita pesquisa antes de ir! Assim, eu encontrei várias dicas em outros blogs de viagens e reuni aqui para vocês! A maioria das dicas está relacionada a poupar nossas preciosas libras!

1) Supermercados


Um post do Diário de Viagem explica em detalhes sobre as categorias de supermercados em Londres e o que fazer para economizar nos mesmos. Já adianto que nós só encontramos Tesco e Sainsbury's e eu achei os preços do Tesco um pouco melhores. Só para dar uma ideia da possível economia, em um dia resolvemos fazer um piquenique e compramos lanches, frutas e chocolates no Tesco, gastando 7 libras para 3 pessoas (2 adultos, 1 criança)! A economia pode ser ainda maior se alugar apartamento (ou hotel que tenha microondas), pois há lanches prontos e refeições por menos de 4 libras! 

Londres - dica de economia
Piquenique no Regent's Park, com produtos comprados no Tesco


2) Oyster Card

Oyster é um cartão que você compra em máquinas nas estações de metrô. Você vai pagar 5 libras por ele (pode pagar com cartão de crédito/débito), e carregar com mais algumas para se locomover (pelas zonas 1 e 2). Li em vários blogs que só é vantagem comprar ticket avulso do metrô se você for fazer apenas uma viagem. Caso contrário, vá de Oyster Card ou TravelCard. Quando você estiver deixando Londres (que triste!!!) irá desabilitar o cartão e seus 5 pounds e qualquer crédito que sobrar, serão devolvidos em notas e moedas! Pode trazer seu cartão como recordação!!! Ah, fique esperto(a) que o reembolso é, no máximo de 10 libras. Veja aqui no post do Segredos de Londres!!

Uma coisa que eu só fui descobrir no terceiro dia de passeio é que o Oyster é valido também para os ônibus - aqueles de dois andares (double decker) em que só os turistas gostam de ir na parte de cima! Saiba mais detalhes do Oyster neste post do ELondres!
Londres-oyster-card
Oyster Card


**Importante: nunca se esqueça de passar seu cartão na saída de qualquer estação de metrô, senão será descontada uma quantia bem alta no final do dia. Como eu passava sempre pela saída de deficientes (o Léo passava comigo, já que o metrô para ele é grátis), houve uma ocasião que a máquina não leu meu cartão e eu só fui notar isso quando meus créditos acabaram. Mas expliquei para uma funcionária em uma estação de metrô, que cancelou a operação e minhas libras retornaram ao cartão!!! (Welcome back, babie$!!)


3) 2x1


Nesta promoção da National Rail, é possível comprar duas entradas para algumas atrações (bem caras) pelo preço de uma. Basta ter uma passagem de trem ou o travelcard do metrô. É um baita negócio para quem viaja acompanhado (ambos adultos devem ter a passagem ou travelcard). Tem um monte de passos a seguir e pode parecer complicado, mas eu entendi tudinho lendo este post aqui
Torre de Londres
A Torre de Londres, incluída nesta promoção
Preciso confessar que não tirei benefício desta "promoção". Vou dizer porque... A única atração que nós pagamos em Londres foi a London Eye e quando eu fui buscar informação na National Rail, a London Eye não constava na lista. Fiquei em dúvida (porque eu já tinha lido o contrário), então acabei comprando os tickets antecipadamente no site da London Eye. 

Em tempo: muuuitas atrações em Londres são gratuitas como: British Museum, National Gallery, Museu de História Natural... 

4) Imigração

O Reino Unido tem a fama de ter a imigração mais chatinha da Europa. Aí eu fui pesquisar para me preparar... Raramente alguém vá encher o saco de uma família com criança que está indo passear lá! Mas para todos os efeitos, eu tirei cópia de um monte de documentos, incluindo da escola do Léo, comprovantes de empregos, planos da viagem e até comprovante de residência aqui no Brasil. O oficial não perguntou quase nada e carimbou rapidinho nossos passaportes... mas não custa nada se informar bem nestes posts do Londres para Principiantes e do Mapa de Londres!

5) Poundland

Esta dica foi de uma amiga que morou na Inglaterra!! A Poundland lembra um pouco as nossas lojas de 1,99, mas tem muitos achados por 1 libra!! É uma rede que existe em todo reino unido e vende desde alimentos até cosméticos e produtos para jardinagem... Todos os produtos custam exatamente uma libra! 
Como as tomadas no Reino Unido são diferentes do restante da Europa, você provavelmente vai precisar de um adaptador. Me faça um favor? Não compre em outro lugar! Eu paguei 4 libras por um adaptador em uma loja de souvenir. Lá, você leva dois por $1,00! (Chora, Liliane!!!!!).


6) Aluguel de Apartamento

Sempre que possível, especialmente se vamos ficar pelo menos três noites em uma cidade, preferimos alugar apartamento. Ficou decidido que tentaríamos fazer isso em Londres, mas como não planejei com muita antecedência, não encontrei muitas opções de apês bem localizados (por um preço viável) no AirBnB, nem no Booking. Mas no blog Londres com Crianças encontrei um post com lista de alguns sites para aluguel de temporada, como Central London Apartments e o Holliday Lettings, que pertence ao TripAdvisor. Foi neste último que encontrei um lugar por um preço bom (para os padrões londrinos...) e muito bem localizado: pertinho da estação Paddington!

7) Cerimônia na Abadia de Westminster

Para visitar a Abadia de Westminster, é cobrada uma taxa de 18 libras (agora a danada da libra está valendo mais que 5 reais...). Mas é possível assistir à cerimônia religiosa, que acontece diariamente às 17 horas. Chegamos lá e vimos uma filinha na entrada (só tinha turista!!). Nos perguntaram: Did you come to the service? (vocês vieram para a cerimônia?). Foi só responder "Yes!!". Neste tempo, a igreja fica fechada para visitas. A cerimônia é quase toda cantada e é muito emocionante! Foi uma horinha que passou voando. Fiquei lá, babando, olhando para o teto e tentando acompanhar os hinos... Na saída, pudemos ver rapidamente o interior da catedral, onde muitos reis foram coroados e muitas princesas se casaram. Encontrei esta dica no blog Idéias na Mala.



abadia de Westminster
A linda Abadia de Westminster

8) Mercados /food markets


Pense numa turminha viciada em Food Markets!! Nós somos! Eu pesquisei sobre os melhores mercados de Londres e encontrei este guia (download gratuito). Assim, já fui pra lá sabendo o estilo e o horário de funcionamento de cada um deles. Visitamos o Covent, o Borough, Camden e o Portobello (que não pegamos em seu pleno funcionamento). Nosso preferido? O Camden! Uma dica é planejar o passeio de forma a almoçar nestes mercados. Provavelmente você comerá em pé, mas a diversidade de aromas e sabores vale o esforço!

covent garden Londres
Covent Garden

borough market londres
Torta alemã e Léo comendo Cupcake no Borough Market

9) Roteiros de 3 dias

Nossa ideia inicial era um roteiro de 3 dias em Londres e tiraríamos um dos dias para fazer um bate-volta até Canterbury. Eu sei que seria uma grande besteira ir a Canterbury, já que era nossa primeira vez em Londres, mas eu tinha lido "Os Pilares da Terra" e a tentação de visitar esta Catedral era muito grande! Afinal, como eu era a única da excursão que queria ir pra lá, acabei abrindo mão e aproveitando mais um dia em Londres. Encontrei vários roteiros bem mastigadinhos, mas os meus favoritos foram estes:


Tower Bridge Londres
Tower Bridge

10) Troca de guarda 

Se você vai ver a troca de guarda pela primeira vez (como era o nosso caso...) pode chegar em frente ao palácio de Buckingham, se assustar com a multidão e ficar meio perdido(a). Pois este post do Mapa de Londres ajudou a me preparar emocionalmente para enfrentar esta árdua tarefa... Cheguei lá, como indicado, uma hora antes do início e mesmo assim já estava lotado. Ao invés de brigar por um lugar nas grades do palácio, fiquei bem em frente à rua onde (nem todo mundo sabe disso) as bandas marciais passam tocando. Neste dia, após a troca de chaves, a banda ainda ficou tocando muitos sucessos de filmes do James Bond! (adorei! Sou fã!!). 


troca de guarda Londres
A troca de guarda
Chega um momento em que os guardas começam a dispersar a multidão. Eles gritam "Move, move!" mas pareciam dizer "vaaaai, plebe!!!!" Não precisa sair de lá não, viu? Pode ficar, que a banda vai continuar tocando coisas de amor!

Blogs especializados em Londres
Quem sabe você terá mais tempo para ficar em Londres... ou menos... De qualquer forma, há alguns blogs imperdíveis para quem pretende visitar esta linda cidade:

Gostou do Post? Salve no Pinterest


E você? Tem mais alguma dica de Londres que não está aqui nesta lista? Conhece mais algum blog especializado nesta cidade? Que tal compartilhar com a gente? Deixe um comentário!!!!

Planeje sua viagem

Se você gosta de nossas dicas e acompanha o blog, que tal fazer as reservas de sua próxima viagem através de nossos parceiros? Você não paga nada a mais e nós ganhamos uma pequena comissão! É só seguir os links:
Reserve seu hotel pelo Booking
Compre seu ingresso pela Ticket Bar e escape da fila

Já está nos seguindo?

Fique por dentro de todas as postagens, acompanhando nossas redes sociais: FACEBOOKINSTAGRAMPINTEREST, GOOGLE + e TWITTER. Assine também nosso FEED! Assim, você não perde nenhuma novidade!

16 comentários

  1. kkkk adorei o "vai plebe"... bem legais as dicas mesmo! bjs

    ResponderExcluir
  2. Rsrs...não sou especializada mas deixei linhas dicas de Londres no meu
    Blog!
    Seu resumo está excelente! Realmente oyster é melhor opção e eu, assim como vc, tb fiz bate e volta para Canterbury e adorei! A verdade é há muito o que ver e fazer além de Londres. Então resta ao viajante estabelecer quais serão as suas prioridades! Conhecer um pouco da Inglaterra histórica era uma das linhas! Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Carla, pior que eu não fiz o bate e volta a Canterbury... não deu tempo... snif

      Excluir
  3. "Vai plebe".. e a plebe não arreda pé!! Bem assim mesmo!! hahaha
    Adorei suas dicas de Londres. Não usei o Oyster pq tinha um Travelcard, mas se fosse pra pagar, realmente o Oyster é muito vantajoso!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Simone...rsrs... a plebe é persistente! Ainda bem, porque no final a banda tocou muitas músicas do James Bond!!!

      Excluir
  4. Maravilha de post,estive em Londres em 2014 e ainda não fiz o post mas quando fizer vou linkar com esse seu que dá uma super orientação em vários aspectos.

    ResponderExcluir
  5. Nunca estive em Londres e sempre li que é uma cidade muito cara, mas com suas dicas aqui vai ficar muito mais viável quando eu tiver oportunidade de conhecer. E eu ainda irei!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O problema são as libras, fia!! São caras essas meninas!! Que bom que gostou!!! bjs

      Excluir
  6. Londres me encantou e quero muito voltar. Adorei seu post porque tem dicas valiosas.

    ResponderExcluir
  7. To aqui chorando e a culpa é todinha sua! Eu AMO Londres, amo de amor. É o meu lugar no mundo! Agora vou imprimir seu post porque eu quero muito voltar, e vou super usar todas as dicas.....Mas faltou uma, como ir a Harrods sem se sentir a pessoa mais pobre ddo mundo.....rs ;)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. hahahahahaha. Melissa, é simples: faça como eu - não vá a Harrod's...kkkk

      Excluir
  8. Só dica fera e de quem entende mesmo né?
    E em uma cidade cara como Londres elas são sempre bem vindas né? Beijos

    ResponderExcluir

Queremos saber sua opinião! Deixe um comentário!!!