Roma em 3 dias: roteiro testado e aprovado

5 de maio de 2015
Coliseu, o cartão postal mais manjado de Roma! (Foto: Bruno Lopes)
Imagino que três dias seja muito pouco tempo para se conhecer uma cidade eterna, mas era o que teríamos para ficar em Roma, quando fizemos uma viagem pela Itália, Suíça e Áustria. 
À época, eu ainda não era uma leitora voraz de blogs de viagem, então pedi à minha amiga Cecília de Rezende, uma ajuda para planejar meus três dias de passeio. Mais que isso, ela me mandou um roteiro super mastigadinho, que eu já compartilhei com um monte de gente e todo mundo a-do-ra! Agora, chegou a hora de dividir as dicas com os leitores do Trilhas e Cantos!!

1º dia - Em qualquer lugar, eu sempre procuro começar pelos pontos que mais me interessam e, quando se fala em Roma, sempre penso na Idade Antiga e no vasto império construído pelos romanos. A melhor expressão desta época fica na região do Coliseu, nas Ruinas do Foro Romano e no Palatino. Estes são os passeios mais imperdíveis de Roma, e ficam todos bem perto. Quase toda a história da Roma antiga está nesta região. Outro lugar bacana ali perto, são as Termas de Caracala.
Região do Coliseu, Palatino e Foro Romano (Fonte: Google Maps)
2º dia - Vaticano: os principais pontos a serem visitados são os Museus do Vaticano, e suas intermináveis coleções de arte renascentista, a Capela Sistina, com as pinturas de Michelangelo e a Basílica de São Pedro - dizem que tem que subir na cúpula, mas desistimos por causa da fila... 
Cidade do Vaticano, com destaque para a Basílica de São Pedro (Foto: Bruno Lopes)
Normalmente aos domingos o Papa dá a sua bênção por volta de meio-dia na Piazza San Pedro, mas nós concretizamos aquele velho ditado: "ir à Roma e não ver o papa". Se houver tempo, aproveite também para conhecer a Ponte Sant'Angelo, com as lindas esculturas de Bernini, sobre o Rio Tibre.
Mapa da região do Vaticano + Castelo e Ponte de Sant'Angelo (Fonte: Google Maps)

3º dia - Dedique-se às praças!!! São maravilhosas... tem que conhecer a Piazza Navona, Piazza de Spagna e a Fontana di Trevi! 
Nós visitamos também a Piazza del Poppolo, com a igreja Santa Maria del Poppolo, citada no livro Anjos e Demônios.
Praças mais bonitas/interessantes de Roma (Fonte: Google Maps)
Navona: é considerada a praça mais bonita de Roma. Lá fica a embaixada brasileira, um prédio muito bonito, tombado pelo patrimônio histórico de lá. Ao redor da praça tem vários cafés. Do mesmo lado da rua onde está a embaixada, há o bar/restaurante/cafeteria Tre Scalini. Tomamos um sorvete chamado tartufo nero (trufa negra) que (até hoje!!!!) é a especialidade da casa... 
Piazza Navona (Foto: Bruno Lopes)
Bem próximo à Piazza Navona fica o Pantheon, que também considero imperdível (lá fica o túmulo do renascentista Rafael). Dá para aproveitar e ver no mesmo dia.
Pantheon (Foto: Bruno Lopes)
Spagna: Aqui sempre tem alguns artistas, pintores, desenhistas... Aproveite e visite a capela, logo acima das escadarias. Descendo a escadaria, já vai ver a Via Condotti, uma rua cheia de lojas de grifes famosas. 

Trevi: É linda tanto para ser vista de dia como à noite (nós a vimos iluminada)! Ah, e não se esqueça de jogar uma moedinha lá: todos que fazem isso, voltam um dia a Roma! (eu joguei e, por enquanto, nada...rsrs). 
Fonte na Piazza Navona (Foto: Bruno Lopes)
Destas praças, a que menos gostamos foi a Piazza de Spagna. Dependendo da sua disposição, dá para visitar também a Villa Borghese: um parque bem bonito, onde fica o Museu Borghese, com esculturas de Bernini que parecem reais! Lá perto tem a famosa Via Veneto, uma avenida linda, cheia de hotéis e restaurantes. 

Se der tempo...
Mesmo com a programação apertada, ainda arrumamos um tempinho para caminhar pela Via Appia Antica. Passamos pela Porta de São Sebastião e visitamos as catacumbas de Santa Domitila, onde os antigos cristãos podiam enterrar seus mortos, já que isso era proibido dentro dos limites da cidade murada. 
Caminhando pela Via Appia, eu quase conseguia imaginar os romanos da antiguidade circulando por ali em suas bigas. Mal sabiam que a largura destas estradas antigas seriam utilizadas como padrão em ferrovias do mundo todo. Não é toa que dizem que "todos os caminhos levam à Roma"!!!

Como se locomover:
Há os ônibus hop on/ hop off: Este ônibus cobre os principais pontos turísticos de Roma e há vários pontos espalhados pela cidade. Também é possível usar os ônibus convencionais, de transporte coletivo. Não crie muitas expectativas quanto ao metrô. Não... não é falta de investimento em infra-estrutura... é que sempre que tentam abrir uma nova linha, encontram algum sítio arqueológico. Quem manda ter um passado tão rico, né, Roma???

Quer mais?
Espero que tenham gostado, mas se quiserem ainda mais informações, indico o blog Turismo em Roma, da Luciana e Anelise, que moram lá há mais de 10 anos!!! 
Coliseu (Foto: Bruno Lopes)
Gostou deste post? Foi útil? Então, quando for escolher seu hotel em Roma, que tal fazer sua reserva pelo booking, através do nosso blog? Você pagará o mesmo preço, e nós ganhamos uma pequena comissão!!! É só seguir este link aqui!!

Ingressos para as atrações de Roma:
Se quiser comprar ingressos para as principais atrações de Roma, com direito a escapar da fila, siga o link da Ticket Bar, nossa mais nova parceria! 

*** agradeço ao Bruno Lopes pelas fotos, e à Cecília, pelas dicas!!***

Já curtiu nossa página no facebook? Segue nosso instagram? Passe lá!!!!


Tem alguma dica imperdível sobre Roma? Deixe um comentário!!!

5 comentários

  1. Oi, Liliane. Boa tarde!

    Vou à Roma no mês que vem e ficarei 3,5 dias, então vai ser meio corrido também. Queria aproveitar ao máximo tudo que der pra ver nesse tempo. Quais atrações você acha que vale a pena comprar o ingresso com antecedência pra não perder muito tempo nas filas?
    Bem legal o blog! Parabéns!
    Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Renan!! Que bom que gostou do blog! Muito obrigada!
      Acho que vale a pena comprar ingresso pelo menos para o Coliseu. Se possível, também para o Museu do Vaticano (que inclui a Capela Sistina). Para visitar a Basílica de São Pedro e muitas outras igrejas, não é necessário pagar, viu?
      Caso interesse, temos parceria com a Ticket Bar e você pode adquirir ingressos com antecedência:
      http://trilhasecantos.rgi.ticketbar.eu/pt/ticketbar-rome/#TopProducts
      Um abraço e boa viagem!

      Excluir
  2. sempre jogo a moedinha (tem que fazer aquela fé) e vou voltar pela 3vez em roma <3

    ResponderExcluir

Queremos saber sua opinião! Deixe um comentário!!!