O que fazer em Ilhabela - SP

26 de outubro de 2014

Saiba o que fazer em Ilhabela neste roteiro com praias, restaurantes e cachoeiras!

Ilhabela fica no litoral norte de São Paulo e tem um nome bem apropriado. Com belas praias, boa gastronomia e diversas opções de hospedagem, a ilha tem muito do que se busca para umas férias de verão, mas pode ser um destino interessante o ano todo. Então, vamos conferir o que fazer em Ilhabela?

Durante décadas frequentamos Ubatuba, e conhecíamos Ilhabela como um passeio bate-volta, mas eu sempre ficava pensando no quanto seria bom dormir por lá e aproveitar os restaurantes.

Foi uma boa escolha, pois. Há praias calmas para crianças, tranquilidade, agito, baladas, um centro histórico para passear e muitos lugares de beleza natural. E ainda, boas opções de restaurantes e hospedagem.

O que fazer em Ilhabela - As melhores praias

Ao chegar à ilha de balsa, você terá algumas opções: pegar à direita e percorrer as praias do sul ou pegar à esquerda e seguir para as praias do norte. Pode, ainda, atravessar a ilha pela estrada-parque que leva à isolada praia de Castelhanos.
Praia do Pacuíba, lado norte da ilha

De todas as praias da ilha, as nossas preferidas são Jabaquara e Castelhanos. Mas ainda não conhecemos a do Bonete, que só é acessada por uma trilha que leva cerca de 3 horas de caminhada, ou por barco (custa cerca de R$ 150,00 por pessoa e crianças pagam o mesmo preço...)

Praia de Jabaquara tem restaurante, ducha de água doce, um riacho e barraquinhas de comida. É a última praia que se tem acesso por estrada (de terra), no lado norte da ilha.
Praia da Jabaquara

Se quiser uma praia menor, mais tranquila e com sombra, fique na Pacuíba. Mas lá não tem barraquinha ou restaurante.

A Praia de Castelhanos já figurou em muitas listas das "praias mais bonitas do Brasil". Por ser uma área protegida e para evitar a degradação, em 2013 começaram a limitar o número de pessoas por dia. Assim, se estiver em alta temporada, é bom sair bem cedo. 
Quanto à estrada, ela já foi bem pior. Há uns 10 anos, fizemos o passeio de jipe e havia tantos buracos que só passavam veículos 4x4. Hoje, passam veículos normais, mas no dia em que fomos, caiu uma baita chuva e muitos carros sem tração 4x4 não conseguiram passar por um trecho de subida na estrada. 


Para aproveitar melhor nosso dia por lá, levamos farofa comida e bebida, e escolhemos a sombra de uma árvore, ao lado esquerdo da praia. A praia hoje conta com quiosque e camping, mas foi bem melhor ter a exclusividade de um cantinho só nosso! Outra coisa bacana de Castelhanos é que percorrendo uma pequena trilha, você pode conhecer a bela Cachoeira do Gato e tomar um banho de água doce.


Agora falando das praias do lado sul da ilha: Para quem prefere badalação, há a Praia do Curral, que fica bem cheia e tem bons hotéis e pousadas. Mas se procurar praias mais calmas, boas para crianças, no lado sul podemos indicar a Praia do Veloso e a Praia do Julião. 

Praia do Veloso

As praias próximas ao centro não são muito interessantes e às vezes chegam a ficar impróprias para banho.
Outro lugar lindo no lado sul é a Ponta da Sepituba. Mas lá não dá para pegar praia, é só pra contemplar mesmo e, para quem gosta, pescar.

Ponta da Sepituba

Então, um resuminho das praias favoritas em Ilhabela, especialmente para ir com crianças:

Praias do Lado Norte

  • Jabaquara
  • Pacuíba
  • Castelhanos

Praias do Lado Sul

  • Praia do Veloso 
  • Praia do Julião
  • Ponta da Sepituba


Cachoeiras em Ilhabela

Reza a lenda que Ilhabela tem uma cachoeira para cada dia do ano. Mas a última vez que fomos, o ano foi atipicamente seco e as cachoeiras não estavam em seu esplendor. Uma das mais procuradas é a cachoeira da Laje, que é acessada por uma trilha a partir da Ponta da Sepituba, no finalzinho da estrada, no lado sul da ilha. Nós achamos que a trilha seria um pouco cansativa para o Léo, por isso não conhecemos!

Conhecemos uma cachoeira (poço, na verdade) à beira da estrada, próximo ao restaurante Nova Iorque e também fomos à Água Branca (foto abaixo)


Mergulho e Vela

Além das praias e cachoeiras, a ilha ainda é destino de mergulhadores e tem agências para quem quiser fazer mergulho com cilindro. Uma coisa que faz de Ilhabela um bom destino para mergulhar, além das águas claras, são os inúmeros naufrágios que ocorreram em sua costa.
Sem esquecer que a principal fama da ilha se deve às excelentes condições de prática de vela. Por isso, Ilhabela é conhecida como a "capital da vela".

Gastronomia - Onde Comer em Ilhabela

No lado sul da ilha, experimentamos e gostamos muito:
Ilha Sul: especializado em frutos do mar. Os preços são meio altos, mas a comida é muito boa!
Nova Iorqui: restaurante com uma vista magnífica, comida boa e porções bem servidas.

No centro, as opções são muitas, mas os que experimentamos e recomendamos são:
Bartatas: Resolvemos experimentar este restaurante porque estava pertinho da gente. Pois bem, foi uma grata surpresa. Os pratos mais conhecidos são as batatas recheadas, incluindo recheio de casquinha de siri! Neste dia, um pianista de mão cheia estava tocando!!!
Manjericão: Comida boa e ambiente agradável. O serviço era bom (o que não foi uma regra em Ilhabela) e havia menu infantil.
Café Ponto das Letras: Lugar super agradável para se tomar um café à tarde. Fica cheio, especialmente se chover.
Bar São Paulo: Nada de especial com relação à comida, mas o lugar é bem gostoso, com mesinhas na calçada e porções ao estilo "boteco".
Pizzaria Mozzarello: A pizza estava boa, e o lugar é muito bonito: além do ambiente coberto, havia mesas sob árvores, em um lindo jardim! 

Onde ficar em Ilhabela

Se você quer esquecer que tem carro e ir a pé para a mesma praia, todos os dias, é melhor escolher algum hotel ou pousada no lado sul da ilha. Mas se você gosta de variar as praias, o negócio é ficar na "vila" (como é conhecido o centro histórico). Durante a noite, a ilha não fica muito lotada (a não ser no reveillon e carnaval), porque muitas pessoas escolhem passar apenas o dia lá. Mesmo assim, é possível pegar congestionamento indo do lado sul para o centro histórico. Assim, nós achamos muito conveniente ficarmos hospedados por lá, pertinho dos cafés, restaurantes e lojas.

Opções de hospedagem: As opções são bastante diversificadas: hotéis, hostels, pousadas, chalés e casas de aluguel. Nós escolhemos a Pousada Recanto da Villa e gostamos bastante, em especial do atendimento. Se quiser ver todas as opções de hospedagem pelo Booking, clique aqui!

Como chegar em Ilhabela - Como evitar a fila da Balsa?

A não ser que você tenha um barco, ou esteja fazendo um cruzeiro, o único meio de chegar à Ilhabela é pela balsa, a partir de São Sebastião. Na alta temporada, é quase inevitável pegar fila. Digo quase, porque existe um caminho para evitá-la: no site do DERSA é possível reservar seu horário com antecedência e evitar ficar cozinhando no sol. É um pouco mais cara que a tarifa normal, mas vale a pena. E fique tranquilo(a): mesmo se chegar um pouco antes ou depois do horário marcado, os carros com reserva têm prioridade. Para pedestres, a balsa é gratuita e não há necessidade de pegar fila.

Dicas para lidar com os Borrachudos

Ilhabela é famosa pela quantidade de borrachudos e infelizmente, não tem muito a ser feito: se lambuze de óleo de citronela antes de sair de seu hotel/pousada/chalé. Os repelentes em spray até funcionam, mas achei o óleo mais eficiente. 
Comprei o meu em uma loja de conveniência no centro. Também se vendem em lojas de artesanato. Uma semana antes de ir, eu e meu filho tomamos vitamina do complexo B. Não senti um impacto muito grande, mas mal não vai fazer...

E se chover?

Quem frequenta o litoral norte de São Paulo, sabe da fama de que lá chove bastante no verão. Não foi o caso do verão que passamos lá, mas se pegar dias chuvosos, sempre há possibilidade de passear pelo centro histórico, tomar um café, fazer algumas comprinhas ou até visitar o Museu Náutico.

Gostou do post? Salve no Pinterest


Planeje sua viagem!

Se você gosta de nossas dicas e acompanha o blog, que tal fazer as reservas de sua próxima viagem através de nossos parceiros? Você não paga nada a mais e nós ganhamos uma pequena comissão! É só seguir os links:
Reserve seu hotel pelo Booking
Alugue um carro pela Rentcars, parcele as reservas e tenha atendimento em Português!
Faça seu seguro viagem com desconto na Seguros Promo - use o código TRILHASECANTOS5 e ganhe 5% de desconto na sua compra!
Pesquise passagens aéreas com ótimas tarifas no Viajanet
Compre seu Chip de Celular para usar no exterior e receba em casa, antes da viagem

Já está nos seguindo?

Fique por dentro de todas as postagens, acompanhando nossas redes sociais: FACEBOOKINSTAGRAMPINTEREST, TWITTER. Assine também nosso FEED! Assim, você não perde nenhuma novidade!

Um comentário

  1. Ei, adorei as fotos, parabéns!
    Fiz um post a respeito da cidade também, nele listo 10 MOTIVOS PARA VISITAR ILHABELA. Talvez ajude quem está querendo visitar, segue o link http://partiuviajar.blog.br/o-que-fazer-em-ilhabela/

    ResponderExcluir

Queremos saber sua opinião! Deixe um comentário!!!