El Calafate: o que fazer, onde ficar e comer

18 de setembro de 2014
Na Patagônia, as cidades em que ficamos hospedados serviram apenas como base para explorar a região e os passeios. A maioria das pessoas vai à Patagônia Argentina para ver o Glaciar Perito Moreno e El Calafate é o lugar mais conveniente para fazê-lo. A cidade não oferece muitas atrações, mas é bonita e tem uma boa estrutura turística, com diversas opções de hospedagem, alimentação e compras.
Patagônia Argentina
Glaciar Perito Moreno - a principal atração da Patagônia Argentina (visto no passeio de barco)
Patagônia Argentina
O imenso Perito Moreno, visto no Parque Nacional dos Glaciares
A partir daqui, fizemos dois passeios que tomam o dia inteiro: Todo Glaciares (navegação no Lago Argentino) e Parque Nacional dos Glaciares. Contei estes passeios e dei outras sugestões neste post.
El Calafate
A cidade de El Calafate, com o Lago Argentino ao fundo
Mas o que fazer quando você está NA cidade de El Calafate? Nós tivemos um dia livre por lá e aproveitamos para fazer um passeio de bicicleta pela Laguna Nimez. Esta lagoa, que fica em uma área de reserva, é lar de muitas aves, incluindo flamingos que ficam por ali no verão.
Laguna Nimez El Calafate
Laguna Nimez, com flamingos. Ao fundo, Lago Argentino.
Outro lugar que visitamos foi o Museu Regional de El Calafate. Uma casa abriga um acervo que não chega a impressionar, mas é interessante. Gostei bastante dos instrumentos primitivos feitos em pedra, pelos Tehuelches, provavelmente os primeiros habitantes da região. O bom é que a entrada é gratuita.
Museu Regional El Calafate
Objetos dos primeiros habitantes da região e animais empalhados no Museu
Para fazer compras, há diversas galerias, especialmente na Avenida del Libertador Gral. San Martin. Há várias lojas de artesanato com peças muito bonitas em cerâmica e madeira, bem como gravuras. Há também lojas com artigos em couro, cutelaria artesanal, além das jóias em prata com pedras típicas - traga alguma coisa de rodocrosita, uma pedra rosa, muito típica da Argentina. Em geral, os preços não são convidativos, mas há coisas muito bonitas. Além disso, a cidade é bem plana e simpática para um passeio a pé. 

El Calafate Patagônia Argentina
Casas charmosas e muitas rosas nos jardins

Hospedagem

Há muitas opções de hospedagem, incluindo hostels e hotéis com várias estrelas. Mas é importante reservar seu hotel com antecedência, especialmente em alta temporada.
Nós acabamos por experimentar dois hotéis diferentes. Ao chegar em El Calafate, passamos apenas uma noite por lá, pois partiríamos no dia seguinte cedo para Puerto Natales. Ficamos no Kelta, um hotel simples, mas com com um quarto limpo e confortável, além de ser perto do centro e com um bom atendimento. 
Ao voltar de Puerto Natales, ficamos por quatro noites no Kau Yatun. O lugar já foi uma estância, e tem uma construção típica de casa de campo. Achamos bem bonito e tranquilo, apesar de ficar a uma distância pequena do centro. Outras opções de hospedagem também podem ser encontradas aqui.
El Calafate Patagônia Argentina
Ovelhas no hotel Kau Yatun
El Calafate Patagônia Argentina
Hotel Kau Yatun

Restaurantes

La Tablita: Um dos lugares mais tradicionais para comer um rodízio de carnes. No geral, gostamos da comida, especialmente do carneiro, que estava muito bom.
Casimiro Biguá: Este restaurante é mais sofisticado, tem ambiente charmoso e boa comida. Talvez por isso seja mais caro que os outros que conhecemos.
Pietro's: Um lugar que achamos conveniente para refeições rápidas, especialmente para a criançada. Tinha um lanche com bife à milanesa que era muito gostoso e bem servido.

Quando ir

O inverno costuma ser rigoroso e a temperatura baixa, portanto, a cidade chega a ficar meio "vazia". Algumas pessoas vão nesta época para aproveitar a estação de esqui. Para conhecer as geleiras, a melhor época é entre outubro e março. No auge do verão, é possível observar com mais frequência os desprendimentos de gelo do Perito Moreno, e as temperaturas são agradáveis (friozinho gostoso...). Nós fomos entre dezembro de 2012 e janeiro de 2013, passando nosso reveillon lá!!

Como chegar

O aeroporto de El Calafate fica a 23 km da cidade. É pequeno e com poucas opções de alimentação. Nosso vôo saiu de São Paulo, com escala no Aeroparque, em Buenos Aires.

Aluguel de Carro

Há várias locadoras em El Calafate, mas à época encontramos apenas uma que disponibilizava carros que pudessem atravessar a fronteira com o Chile.

Então são estas minhas dicas e sugestões de El Calafate. Espero que tenha gostado!! Qualquer dúvida ou sugestão, deixe um comentário!!


Já está nos seguindoFique por dentro de todas as novidades, acompanhando nossas redes sociais: FACEBOOKINSTAGRAMGOOGLE + e TWITTER


Um comentário

Queremos saber sua opinião! Deixe um comentário!!!