A Maior Geleira da América do Sul

19 de abril de 2014
No ano passado, publiquei uma série de posts sobre uma viagem à Patagônia, mas não dei o devido crédito a uma descoberta que fizemos!! Muita gente pensa que o Perito Moreno é o maior "glaciar" da Patagônia, mas não é bem assim. Ele é apenas o mais conhecido.
Glaciar Pio XI(Fonte: http://www.concierge.com/travelguide/patagoniachile)
Na verdade, há o PIO XI ou Brüggen, no territério chileno. Só fiquei sabendo disso porque comprei um livro de fotos sobre a Patagônia, em Puerto Natales (Chile) e quando voltei ao Brasil, fui ler, é claro.
O Pio XI fica nos campos de gelo do sul da Patagônia, tendo 1265 km² de extensão, sendo que o Perito Moreno, na vizinha Argentina tem "apenas" 250 km². E para ele continuar vencendo a competição, ao contrário do que acontece com a maioria das geleiras do planeta, ele está aumentando, ao invés de diminuir de tamanho. Esta imagem abaixo mostra o quanto ele tem avançado.
(Fonte: www.glaciologia.cl)

Nem preciso falar que fiquei morrendo de vontade de conhecer, né? Não vai ser para agora, mas se alguém está planejando uma viagem à Patagônia Chilena, acho
uma boa pedida. Assim, eu fui pesquisar como chegar até o Pio XI e encontrei poucas informações. Pelo que entendi, ainda não há passeios para caminhar sobre ele, mas há navegações pelo Canal de Eyre, onde ele se localiza. Uma empresa que realiza estes cruzeiros é a Skorpios e provavelmente também a Navimag. Mas adianto que os cruzeiros costumam durar dias e não são nada baratos.

Encontrei este video da Navimag, que mostra o quanto é deslumbrante!




E aí, também ficou com vontade??!!



Se quiser saber mais sobre nossa viagem à Patagônia, veja estes posts: 



E aí, já curtiu nossa página no facebook? Segue nosso Instagram? Passe lá!!!!
Assine também nosso feed! Assim você fica por dentro de nossas postagens!

4 comentários

  1. tenho vontade de fazer esse passeio,deve ser lindo estar diante dessa maravilha da natureza.

    ResponderExcluir
  2. Patagônia está bem no alto na minha lista de desejos de viagem. Adorei o incentivo kkkk

    ResponderExcluir
  3. Nossa, que revelação, sabia disso não. Obrigada por compartilhar. besito

    ResponderExcluir
  4. Li, eu queria muito conhecer a Patagonia!!! Está na minha wish list. Mesmo não sendo tão fã de "natureza pra viajar" assim, acho que me divertiria muito. E tenho visto muito matéria boa sobre esses destino, vou fuçar no seu Blog! Beijos.

    ResponderExcluir

Queremos saber sua opinião! Deixe um comentário!!!