Munique, Alemanha: o que fazer em 2 Dias

10 de setembro de 2013
Munique praça central e prefeitura

O Que Fazer em Munique - confira as principais atrações da Capital da Bavária

Munique, no sul da Alemanha, é uma cidade que tem muitos atrativos, mas dá para se fazer o essencial em 2 dias. Se você tiver muito pouco tempo mesmo, eleja prioridades. Na dúvida, vá direto a um Biergarten!! Mas se sobrar um tempinho, conheça a Altstadt, ou "cidade velha", com diversos locais históricos como a Marienplatz e até a cervejaria Hofbrauhaus. Ficamos lá por dois dias e conseguimos conhecer bastante coisa! Neste post vou contar um pouco do nosso roteiro com dicas de atrações e hospedagem.

Munique

MarienPlatz


O que fazer em Munique - roteiro de 2 dias

Munique foi bastante destruída na Segunda Grande Guerra (cerca de 60% da cidade), mas muitos monumentos foram preservados ou reconstruídos. Na Frauenkirche (Igreja de Nossa Senhora), por exemplo, podem-se ver imagens de como a destruição afetou aquela igreja.
rua sendling tor em Munique

Início da Rua Sendling Tor, com uma das portas antigas da cidade

No hotel, nos deram um mapinha que sugeria um trajeto e destacava as atrações da Altstadt. Achei interessante seguí-lo. Começava pela Rua Sendling Tor, e passava pela Asamkirche, uma igreja construída no século XVII. Esta linda e pequena igreja em estilo barroco foi seriamente danificada na segunda guerra, mas foi reconstruída entre 1946 e 1948. A alguns passos da igreja, há também o Asamhof, uma espécie de refúgio, com jardins, cafés e lojas.
Munique o que fazer
AsamHof (à esquerda) e AsamKirche (direita)   

Em seguida, pode-se passar pela Jakobplatz, onde há uma sinagoga moderna inaugurada em 2006, e um centro judaico. Também está próximo o Museu da Cidade de Munique. Se estiver próximo ao horário do almoço, a próxima parada poderá ser no Viktualenmarkt. Se ainda não estiver com fome, vá conhecer a Alter Peter, ou igreja de St. Peter, que fica bem ao lado deste mercado.

Munique o que fazer

Viktualenmarkt

Um lugar imperdível na Altstadt é o Viktualenmarkt, que congrega desde barracas com comidas típicas da Bavária, lojas de produtos gourmet, frutas, flores e até artesanato. Vale ir almoçar ou fazer umas comprinhas. 
Munique o que fazerFiquei pensando no quanto seria legal passar uns dias a mais lá e alugar um apartamento para poder cozinhar alguma coisa com tantos produtos diferentes. 

Munique o que fazer
Um desafio neste lugar foi encontrar um lugar para sentar. Mesa livre era raridade e acabamos nos sentando com 4 alemães muito simpáticos, no estilo "melhor idade". Aliás, em toda a Alemanha, principalmente no interior, vimos muitos idosos em excursões, curtindo a aposentadoria... Pois é, estes nossos colegas de mesa mal falavam inglês, mas fizeram uma força imensa para interagir conosco. Fiquei com uma ótima impressão deles!!!
Munique Alemanha

Outro lugar imperdível para se conhecer é a Marienplatz, que certamente é o principal cartão postal de Munique. Nesta praça há uma espécie de relógio de carrilhões, o Glockenspiel, que às 11h e às 12h (e também às 17h no verão) mostra uma animação com bonecos que contam duas histórias (mas confesso: não vimos isso!!). 

Munique Alemanha


A poucas quadras dali, é possível também visitar a a cervejaria Hofbrauhaus, um ponto muito procurado pelos turistas. Pode-se seguir em direção à Maximilianstrasse, a rua mais cara de Munique, com lojas de grife. Siga em frente e você chegará à Odeonsplatz, um quarteirão recheado de monumentos: o Residenz, o Feldernhalle, a Opera (Nationaltheater), a Theathinerkirche...

Munique Alemanha


Outro lugar na Altstadt que não se deve deixar de visitar é a Frauenkirche, e dali é uma esticadinha até a Karlsplatz. Também não é de todo mal deixar se perder pelas ruas de pedestres e, quem sabe, até fazer umas comprinhas.
Munique Alemanha


Englischer Garten (Jardim Inglês)

Um lugar que fiquei muito feliz em conhecer foi o Englischer Garten. Nem achei que fosse dar tempo de vê-lo, mas fiquei sabendo que um dos biergartens mais bonitos ficava neste jardim, ao redor da Chinese Tower. Então programamos de fazer nossa "happy-hour" lá. Assim, aproveitamos e demos uma passeada pelo parque no final da tarde.

Munique Alemanha o que fazer

* Imagem: Wikimedia Commons

O parque fica vizinho à Universidade Ludwig Maximilians e há muitos jovens carregando suas próprias cervejas e comidas para fazer um pique nique. Enfim, um lugar vibrante!
Vale a pena o passeio. E para a felicidade dos papais e mamães, no próprio biergarten há um parquinho para as crianças se distraírem. As mesas menos disputadas são aquelas perto do parquinho. Por que será?
Dá para chegar de metrô: fica perto da estação Odeonsplatz ou Universität. 

Aliás, vale dizer que o biergarten é mais que um lugar para se tomar cerveja. As pessoas vão para ver, serem vistas, se reunir. Há quem vá com a família e leve a própria comida (sim!!!! há espaços em que você pode fazer isso!). Enfim, você se sentirá muito à vontade e certamente irá se misturar aos locais. Em Munique conhecemos e recomendamos o Augustiner Keller e o ChineseTower Biergarten.

* Uma dica que eu queria que tivessem me dado: há um "chopp" chamado Radler, mas ele consiste numa mistura de cerveja com refrigerante (soda). Nós pegamos sem saber, mas não gostamos muito...


Museu da BMW e BMW Welt


Este programa é imperdível para os amantes de carro, mas até os menos ligados no assunto podem achar interessante. O museu da BMW "conta a história" da empresa e tem carros antigos, até um similar ao Guido, do filme Carros. Meu filho gostou bastante, mas falou que o Guido era de outra cor. Para se entrar no museu, o preço é 9 euros. Crianças até 6 não pagam.

Munique Alemanha o que fazer


Já no BMW Welt mostram-se as máquinas mais modernas, as inovações e lançamentos, além de uma ala somente com motos. Nesta parte, a entrada é gratuita e fica aberto até meia-noite!!!

Munique Alemanha o que fazer


A localização é próxima ao parque olímpico e fica logo na saída da estação de metrô Olympia-zentrum. 

Uma outra ideia de passeio, para quem tiver mais tempo na cidade é seguir a dica do Blog Vambora e visitar o moderníssimo estádio Allianz Arena, do Bayern de Munique. 

Onde se hospedar em Munique

Procurando um hotel em Munique? Nos hospedamos no Brunnenhof e achamos ótimo! Ficamos em um quarto que tinha sido reformado recentemente, bem confortável. O café da manhã era ótimo e variado e a localização também era conveniente: bem próxima Mas veja todas outras opções de Munique no booking

Passeios "bate-volta" ou nos arredores de Munique

- Me falaram de um passeio legal (há controvérsias...) a partir de Munique: campo de concentração de Dachau. Para quem tem um tempinho a mais e gosta de história, é uma boa pedida. Sinceramente, para nós foi corrido, mas não acho que seria uma opção para quem estava com criança...
- Outro passeio é ao Palácio Nymphemburg, que fica a aproximadamente 7 km do centro de Munique.
- Há também quem faça um bate-volta até o Castelo de Neuschwanstein, mas tínhamos ficado em Füssen e visitamos o Castelo a partir de lá! Importante tentar comprar a entrada antes, pois as visitas são com horários marcados e o número de visitantes é limitado.

Enfim, há muito mais em Munique do que Oktoberfest. O bom é andar sem pressa, observando e curtindo. É uma cidade turística, mas autêntica! É vida real e há muitas oportunidades de se misturar aos locais. Isto certamente faz diferença em como a cidade vai ficar guardada na memória!!!


Gostou do Post? Salve no Pinterest
Munique Alemanha o que fazer

Veja também estes outros posts sobre a Alemanha:

10 dicas sobre a Alemanha

Planeje sua viagem!

Se você gosta de nossas dicas e acompanha o blog, que tal fazer as reservas de sua próxima viagem através de nossos parceiros? Você não paga nada a mais e nós ganhamos uma pequena comissão! É só seguir os links:
Reserve seu hotel pelo Booking

Já está nos seguindo?

Fique por dentro de todas as postagens, acompanhando nossas redes sociais: FACEBOOKINSTAGRAMPINTEREST, GOOGLE + e TWITTER. Assine também nosso FEED! Assim, você não perde nenhuma novidade!

Planeje seus passeios com antecedência

17 comentários

  1. Eu amei Munique! Voltaria fácil para lá! Lindas fotos, como sempre :)

    ResponderExcluir
  2. Post muito bacana, objetivo. Gostei muito.
    beijocas
    Li

    ResponderExcluir
  3. Não conheço a Alemanha, nada...Mas me encanta todo! Acho tão bonito, tudo! Fiquei apaixonada no mercadinho de flores e tenho certeza que o dia que eu for conhecer, vai ser um episódio a parte tentar falar esses nomes todos...hahahaha. Lindo Li!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Melissa... impossível falar esses nomes..rsrs Beijocas e obrigada

      Excluir
  4. Cidade gracinha! Me deu uma super saudade... já faz o maior tempão que eu visitei e tá mais que na hora de voltar com as meninas dessa vez ;-). Adorei!

    ResponderExcluir
  5. Eu vou ter que voltar para Munique para tentar descobrir onde errei….
    Foi a única cidade da nossa Germany Tour que eu não gostei.

    Só o Nymphenburg que nos conquistou!!!

    Beijos,
    Fran @ViagensqueSonhamos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Fran! Lembro de ler seu post sobre Munique... E eu não conheci o Nymphenburg. Tenho certeza que amaria...

      Excluir
  6. Ai, Munique é linda. Para mim é a perfeita cidade alemã: grande e com muitas opções, mas ainda com aquele charme do interior na arquitetura. Adorei o roteiro!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Nathalia! Eu sou suspeita pra falar de qualquer cidade alemã, viu? E ainda falta muuuito para eu conhecer por lá... bjks

      Excluir
  7. Que cidade fantástica, sou louca para conhecer, será que é porque eu amo cerveja? Já estive no aeroporto de Munique fazendo uma conexão de Budapeste para Bruxelas e achei o aeroporto lindo e moderno, que dirá a cidade. Quero muito conhecer Munique e adorei seu posts, ótimas dicas e boas surpresas para 02 dias.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gisele, é realmente um paraíso para quem ama cerveja! Eba!!!

      Excluir
  8. Conheci Munique agora em outubro de 2015 e amei a cidade. Tem muitos lugares legais para conhecer. Ótimo post.

    ResponderExcluir
  9. Adorei seu blog! Este post sobre Munique me tirou muitas dúvidas e me deu dicas preciosas para aproveitar a cidade em pouco tempo! Dicas práticas e inteligentes! Meu pouco tempo em Munique será muito bem aproveitado! Tschüss! Beijos!

    ResponderExcluir

Queremos saber sua opinião! Deixe um comentário!!!